Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres e mais 9 municípios de MT terão 'Projeto Rondon' em 2016
Por Raquel Teixeira
17/09/2015 - 06:46

Foto: ilustrativa
Dez municípios de Mato Grosso receberão em janeiro de 2016 as ações do Projeto Rondon – Operação Paiaguás – que terá uma edição regional especial com participação de universidades e faculdades locais, após uma articulação promovida pelo Governo do Estado junto ao Ministério da Defesa. 

Os municípios de Santo Antônio do Leverger, Jaciara, Pedra Preta, Poxoréu, Campo Verde, Nova Brasilândia, Alto Paraguai, Santo Afonso, Denise e Cáceres receberão grupos de estudantes universitários que farão as capacitações com as comunidades, de acordo com as linhas de ação do projeto. O termo de cooperação entre o Estado, Ministério da Defesa e municípios foi assinado nesta quarta-feira, em Cuiabá, pelo governador Pedro Taques, general Walmir Schneider Filho, coordenador nacional do projeto, e prefeitos. 

Taques destacou a importância do projeto na aproximação entre o ensino acadêmico e a promoção de políticas públicas voltadas à garantia da cidadania. “O apoio do Ministério da Defesa em realizar uma edição regional do projeto levará capacitação e ações práticas ao cidadão, garantindo também que o acadêmico possa vivenciar um dos tripés da universidade, que é a extensão”, frisou o governador, destacando ainda que órgãos estaduais integrarão os grupos de trabalho do Projeto Rondon, cuja edição especial em Mato Grosso foi solicitada em alusão aos 150 anos de comemoração do nascimento do marechal Cândido Rondon. 

O coordenador nacional do projeto informou que as instituições de ensino superior devem ficar atentas ao edital para inscrição dos trabalhos. “O prazo para análise dos trabalhos é bem curto e após essa etapa, as universidades terão um período para fazer as adaptações necessárias à realidade de cada município que será contemplado”, explicou o general Schneider, acrescentando que um dos objetivos do projeto é contribuir com desenvolvimento de comunidades mais carentes e desenvolver senso de cidadania junto aos universitários participantes. 

Representando os municípios participantes do projeto, a prefeita de Pedra Preta, Mariledi Araújo, afirmou que a inserção das pequenas cidades nas ações contribuem para melhorar a capacitação dos habitantes. “Só temos a agradecer a realização do projeto Rondon, por entender a importância que essas ações representam em cada cidade”. 

A Operação Paiaguás será realizada de 9 a 23 de janeiro em Mato Grosso. 

Projeto Rondon em MT 

O edital de inscrição para trabalhos das instituições de ensino superior será divulgado na sexta-feira, 18 de setembro, conforme explicou o coordenador regional do projeto, capitão de fragata José Antônio Gomes. 

“Conhecer o Brasil que está além dos livros é a intenção do projeto, que trabalho com dois grupos desenvolvendo atividades de capacitação e comunicação que possam melhorar os índices de desenvolvimento nas áreas atendidas”, informou o coordenador. 

O Projeto Rondon trabalha a integração social e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, especialmente em regiões prioritárias com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas que necessitem de maior aporte de bens e serviços. 

O projeto foi criado em 1967 e de lá pra cá já passou por 778 municípios brasileiros e envolveu 17.300 estudantes e 272 instituições de ensino superior. Para o professor da Universidade de Cuiabá, Jaime Rufino, que participou de cinco edições do Projeto Rondon, é a oportunidade para que o estudante coloque em prática o que recebe de orientação em ensinamento na academia. 

Participaram da assinatura do termo de cooperação os secretários da Casa Civil, Paulo Taques; da Casa Militar, coronel Airton Siqueira Junior; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiza Trovo e o comandante do Exército em Mato Grosso, general José Carlos Avellar. 
Carregando comentarios...

Cidades

Silval Barbosa continua foragido

17/09/2015 - 06:25