Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Campanha contra hanseníase é prorrogada em escolas de Mato Grosso
Por G1 MT
01/11/2015 - 17:46

Foto: ilustrativa

A campanha para diagnosticar e tratar casos de hanseníase foi prorrogada até o dia 20 de novembro em Mato Grosso. O anúncio foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-MT) neste sábado (31). A campanha, que é nacional, começou em agosto e pretende percorrer 915 escolas em 65 municípios mato-grossenses, com foco em 295 mil alunos entre cinco a 14 anos.

De acordo com a SES-MT, o último levantamento apontou que 329 escolas já foram visitadas nos 65 municípios participantes. A campanha também tenta identificar casos de verminose e tracoma. Até o momento, 7.944 crianças foram examinadas para hanseníase e 82.774 crianças tratadas com medicação contra verminose. Para o tracoma, 150 crianças tiveram teste positivo e foram medicadas.

O objetivo da mobilização é aumentar o diagnóstico precoce em crianças e jovens em idade escolar e, com isso, diminuir a ocorrência dessas doenças.

“Favorecer o diagnóstico precoce e o tratamento imediato é fundamental no tratamento das doenças, principalmente nos casos de hanseníase”, disse a coordenadora de vigilância epidemiológica da SES, Flávia Guimarães. Segundo ela, nos casos suspeitos de hanseníase, o aluno é encaminhado à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento.

Fichas de autoimagem são distribuídas para facilitar a identificação de sinal, mancha ou caroço. Na ficha, que possui o desenho de um corpo humano, os pais poderão assinalar o local onde as crianças possuem qualquer tipo de mancha na pele, para serem avaliadas pelas equipes da atenção básica.

Casos
De janeiro a julho deste ano, Mato Grosso registrou 1.612 pessoas em tratamento para hanseníase. Deste total, 1.380 são casos novos, ou seja, foram diagnosticados em 2015. O registro de tracoma, entre 2007 e 2015, foi de 979 casos em todo estado.

Em 2014, o estado teve 82 novos casos de hanseníase para cada 100 mil habitantes, bem acima do aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 10 novos casos a cada 100 mil habitantes. Os números colocam Mato Grosso como um dos seis estados brasileiros considerados com maior risco de adoecimento de hanseníase.

A doença
A hanseníase atinge pele e nervos periféricos e pode levar a sérias incapacidades físicas. É transmitida principalmente pelas vias respiratórias superiores de pacientes com muito bacilos (multibacilares) não tratados. As informações são do Ministério da Saúde.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Remédios para hepatite serão liberados

31/10/2015 - 09:42
Educação

FAPAN terá curso de Biomedicina

31/10/2015 - 09:08