A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abre a partir da próxima semana (12) a “Exposição e Ciclo de Palestras sobre Cultura e Arte Índia: Homens e Mulheres no Bororo”. O evento que segue até o dia 12 de maio será realizado no do Centro de Pesquisa e Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia da Unemat, mais conhecido como Museu, na Cidade Universitária em Cáceres.
A visitação a exposição de artefatos da sociedade Bororo montada no Museu da Unemat é aberta ao público. Escolas e grupos poderão agendar visitas guiadas, no horário comercial pelo telefone 3224-1438. As peças pertencem ao Núcleo de Assuntos Indígenas (NAI) da Unemat.
Já o Ciclo de Palestras tem grupo limitado de participantes, podendo chegar a 80 inscritos. As inscrições não possuem custo e devem ser feitas pelo portal de eventos da Unemat no endereço: http://siec.unemat.br/. As palestras acontecerão nos dias 12 e 20 de abril e nos dias 03 e 11 de maio, sempre no período noturno. Nos dias 16 e 30 de abril serão apresentados documentários sobre a sociedade Bororo, a partir das 8 horas. No dia 07 de maio, às 8 horas será ministrada a oficina “Diversidade Étnica e Ensino de História: Experiências de iniciação à docência – Pibid de História”.
A coordenadora do evento, professora Marli Auxiliadora de Almeida explica que o objetivo é criar um espaço de visibilidade da cultura e arte índia do povo Bororo. Segundo ela, a intenção é promover o conhecimento da História Indígena dessa sociedade e sua inserção na história acadêmica e escolar de Cáceres/MT.
A programação prevê a participação de pesquisadores e professores da Unemat e também de outras instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação Nacional do Índio e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul que estudam os Bororo e sua relação com outros grupos étnicos.