Documentário estreia no cinema expondo briga por terra em Mato Grosso
Por
21/04/2012 - 07:19
Olhar Direto
Começou a ser exibido na sexta,20, nos cinemas brasileiros o filme-documentário "Vale dos Esquecidos", que retrata o conflito por terras em uma remota região de Mato Grosso, denominado Vale do Araguaia. O filme promete causar polêmica porque também aborda a ocupação da área indígena Marãiwatsede, a Suia-Missú, que está sendo disputada por índios e posseiros.
O documentário deve percorrer os cinemas brasileiros e é muito aguardado no Vale do Araguaia, que passou a ser conhecido como Vale dos Esquecidos pela dificuldade de estradas.
O filme fala sobre a violência e o fogo utilizados por grupos rivais: índios expulsos do seu lugar de origem, posseiros em busca de um pedaço de terra, grileiros invadindo terras ilegalmente, sem-terra esperando as decisões do governo e fazendeiros brigando para manter suas propriedades.
Um relato sobre o desejo intrínseco do humano pela posse da terra, um retrato sobre a vida na Amazônia, uma obra que conta a história de um pedaço do Brasil em luta contra si mesmo. (Com informações da produtora.)
Veja o trailer: