A Tocha Olímpica, enfim, chega a Mato Grosso. Nesta quinta (23), ela passa por Cuiabá e Várzea Grande e, nesta sexta (24), percorre outros três municípios turísticos do Estado.
Nessas cidades estão os atrativos mais belos e conhecidos de Mato Grosso, por isso, a expectativa é de que o mundo se encante com as cachoeiras, lagos, morros, além das belezas do Pantanal.
Após ser carregada e observada hoje pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, a chama será levada até a Transpantaneira, em Poconé (a 100 km da Capital), a partir das 5h45 de amanhã, onde permanece até as 9h.
Na ocasião, o local de concentração será o portal de entrada da Estrada Parque, na qual haverá apresentações dos Mascarados de Poconé e da tradicional Cavalhada.
Do Pantanal, a Tocha Olímpica seguirá de helicóptero para o distrito de Bom Jardim, em Nobres (a 120 km de Cuiabá).
Lá, a chama passará pelos atrativos da Gruta da Lagoa Azul, Aquário Encantado e Reino Encantado, onde será realizada uma celebração com a população.
Por volta das 14h, o fogo olímpico seguirá para o morro de São Gerônimo e, depois, para a cachoeira Véu de Noiva, em Chapada dos Guimarães, onde também haverá confraternização entre a comunidade local.
O trajeto pelo interior do Estado será concluído quando a tocha for levada de helicóptero para a Cidade de Pedra, ainda em Chapada dos Guimarães. Na sequência, ela seguirá para Campo Grande (MS).
No país
A tocha foi acesa em 21 de abril em Olímpia, na Grécia, de onde foi levada a Brasília, em 3 de maio, para percorrer mais de 300 municípios dos 27 Estados, finalizando o percurso em 5 de agosto no Rio de Janeiro, quando terá início as Olimpíadas de 2016.
Aproximadamente 12 mil brasileiros terão a oportunidade de carregar o Fogo Olímpico. Durante 95 dias, a chama percorre 20 mil km por rodovias e 10 mil milhas aéreas para celebrar o espírito olímpico e levar a mensagem de paz, união e amizade de Norte a Sul do Brasil.
O revezamento da tocha é uma grande oportunidade de envolver os brasileiros nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, além de mostrar a diversidade e a beleza do país para bilhões de espectadores em todo o mundo. O design da tocha 2016 remete ao solo, ao mar, às montanhas, ao céu e ao sol, representados nas curvas do desenho e nas cores da bandeira nacional.