“Ali estava começando a se tornar uma área de garimpo ilegal e queremos evitar que um novo episódio como o que ocorreu na Serra do Caldeirão ocorra na cidade. Deflagramos a operação e vamos continuar monitorando a área. Pelo menos uma vez por semana, vamos subir no local para evitar que a atividade se fixe ali”, afirmou o comandante.
No momento em que chegaram à área explorada, alguns dos garimpeiros que estavam no local conseguiram fugir para uma região de mata, segundo o comandante. De cima da serra, eles chegaram a atirar e jogar pedras contra os policiais militares, mas ninguém ficou ferido, segundo a PM. A área, de acordo com o tenente, já estava bastante “revirada” pelos ocupantes.
Com eles, a PM apreendeu 29 gramas de ouro e as ferramentas utilizadas por eles na exploração da área, como picaretas, enxadas e peneiras, além de munições e nove aparelhos detectores de metais.
As 20 pessoas detidas foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Civil daquela cidade e foram autuadas por extração ilegal de minério. Segundo a Polícia Civil, foram detidos 17 homens, duas mulheres e um adolescente.
Durante a semana, segundo o comandante, outras nove pessoas já haviam sido presas por atividade de garimpo ilegal na área, durante uma ação da Polícia Militar em parceria com forças federais.