O Diário de Cáceres recebeu fotos de uma internauta, usuária da saúde pública, que buscou atendimento no PAM de Cáceres e registrou algumas fotos da ala feminina do local.
O Pronto Antendimento Médico de Cáceres é alvo constante de críticas e denúncias. Há pouco tempo, o prefeito Francis Maris Cruz determinou a demissão de dois médicos que atendiam no local, após apurar a veracidade da denúncia que eles atendiam mal os pacientes. Falta de medicamentos é outra denúncia que se repete, quando é sabido que a saúde pública tem recursos. Falta gestão? Quando se recebe a denúncia de "equipes sempre estressadas" atendendo, a leitura,porém, deve ir além: quais condições de trabalho são dadas para que os profissionais trabalhem? Pelo que mostram as fotos, falta até a base, que é um local limpo, que não coloque em risco a saúde dos profissionais e não deixe ainda pior o doente que busca atendimento.
OBS: a usuária procurou o PAM neste último final de semana. As fotos foram tiradas no sábado,1/07-CORREÇÃO: as fotos foram ENVIADAS ao site nessa data. Depois de solicitadas com a foto, verificou-se que foram tiradas dia 30 de maio.
Em maio, o Diário de Cáceres ficou duas horas na recepção. Uma recepção lotada, onde observou muita coisa, que resultou na matéria que pode ser acessada pelo link abaixo:
http://www.diariodecaceres.com.br/exibir.php?noticia=13385
A ida da reportagem ao local foi após ter acesso à informação de que o PAM poderia ser interditado pelo Conselho Regional de Medicina caso não se adequasse em alguns itens. Outro link:
http://www.diariodecaceres.com.br/exibir.php?noticia=13389
Agora, pelo que apontam as fotos, o local precisa de uma dedetização e limpeza diária, constante e adequada, além da urgente troca de alguns equipamentos. São medidas simples que devem ser determinadas e cumpridas.
A reportagem tentou contato via celular com o prefeito Francis Maris Cruz e com o secretário de Saúde Roger Alessandro Pereira Rodrigues. O secretário informou que está licitando a SMS está licitando a obra de reparos no PAM, e que foram comprados 30 novos colchonetes para o local. Ele disse ainda que estava na reunião semanal com o prefeito e que ficava difícil conversar com a reportagem. Concluiu dizendo que após ler a matéria, encaminharia uma nota de esclarecimento.
fotos:
https://www.facebook.com/clarice.navarro.7
NOTA 1: Foram encaminhadas 16 fotos ao Diário de Cácere que foram tiradas no dia 30 de junho. A pessoa, que acompanhava a filha, elogiou o atendimento recebido por parte dos médicos e toda equipe.Ela afirma no entanto que precisou comprar medicamentos, que viu muita sujeira, sangue no chão e nas paredes, água do aparelho do ar condicionado caindo dentro da sala do médico, moscas e a barata fotografada."Vejo que os funcionários querem trabalhar. Mas as condições do local são péssimas"-disse.
Hoje, a coordenadora do PAM, Silvana Souza, que assumiu o cargo há 20 dias, afirmou que a situação já mudou. O móvel enferrujado e colchão remendado foram retirados. Novos colchões foram adquiridos e estão para chegar, e o PAM passará em breve pela reforma que necessita.
NOTA 2: A reportagem ressalta que em maio ficou duas horas na emergência, como expectadora e o que viu foi relatado em matéria. Sobre a distorção de datas das fotos, ela só foi verificada quando solicitada à denunciante as fotos com o registro da data. A reportagem em todas as oportunidades procura o responsável pela pasta da Saúde para que haja uma resposta imediata. Infelizmente, porém, todas as vezes que se trata de matéria sobre o PAM, vereifica-se que realmente as denúncias procedem. Torcemos e aguardamos que a situação realmente mude.