Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Qualificação Operador de Máquinas atrai profissionais que buscam oportunidades no campo
Por Gecom Senar
15/08/2016 - 15:59

Foto: assessoria

Duas turmas da qualificação Operador de Máquinas Agrícolas, realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e a Case IH estão ocorrendo no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. As turmas iniciaram no mês passado, finalizarão em 19 de agosto e são formadas por trabalhadores da cidade que têm interesse em construir carreira no agronegócio.

 

Esta é uma das qualificações mais requisitadas pelos Sindicatos Rurais ao Senar-MT e as vagas são sempre muito disputadas. Em 2016, o Senar-MT fechou parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá para a realização de 12 turmas até o final do ano, sendo que oito já foram realizadas.

 

Ao final das aulas, os participantes receberão o certificado e sairão habilitados para se inserirem no mercado de trabalho exercendo a função de operador de máquinas agrícolas.

 

Conforme explica o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Ênio Nattjin, a carga horária da qualificação é de 120 horas, sendo 20 horas de competências básicas e 100 horas de conteúdo específicos desde informações sobre operação até manutenção. Os participantes aprendem a operar trator, plantadeira, pulverizador, entre outros.

 

O supervisor da regional de Cuiabá, Natalino Márcio, explica que o público urbano se qualifica para buscar trabalho no campo. "O que percebemos das turmas é que são do meio urbano mas estão fazendo cursos técnicos na área do agronegócio e têm interesse em mudar de vida, enxergando no agro uma oportunidade". 

 

Adelson Evangelista de Souza, 41 anos, é formado em Direito, mas enxerga no agronegócio boas oportunidades de mudar de carreira. Por isso, procurou o Senar-MT para participar da qualificação. "O agronegócio em MT é um mercado que se abre a cada dia, oferecendo boas oportunidades. Sou formado em Direito, mas tenho interesse em conhecer melhor o setor. Quem sabe mudar de área pode ser uma boa oportunidade?"

 

Outro exemplo é o do caminhoneiro Adilson Pereira da Silva, de 52 anos, está determinado a mudar o rumo de sua vida profissional. "Já havia feito uma oficina do Senar-MT em 2013 e agora resolvi procurar a instituição para fazer uma qualificação. Vejo que este mercado precisa de profissionais. Quero terminar a qualificação e já procurar emprego na área. Estou determinado a mudar de profissão". 

 

Para participar - A mobilização das turmas está a cargo do Sindicato Rural. Interessados em informações sobre programação e vagas disponíveis devem entrar em contato com o Sindicato Rural do seu município para saber se há turmas previstas.

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Dói dizer adeus

14/08/2016 - 18:01
Cidades

Grupo Juba parabeniza os pais

13/08/2016 - 18:41
Meio Ambiente

MT: Piracema começa em 1º de outubro

12/08/2016 - 09:45
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,12

12/08/2016 - 09:39