A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) decreta luto de três dias com suspensão das atividades no câmpus de Alto Araguaia em decorrência do falecimento da professora Edileusa Gimenes Moralis (49), ocorrido ontem (16.08), em um acidente automobilístico na MS 306, no município de Cassilândia, Mato Grosso do Sul. Edileusa era docente no curso de Letras da Instituição e também era professora do Programa de Mestrado em Linguística da Unemat, câmpus de Cáceres. Atualmente, cursava pós-doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Natural de Pedra Petra, Mato Grosso, o corpo da professora está no Instituto Médico Legal (IML) de Paranaíba/MS aguardando liberação para translado a Alto Araguaia onde será velado e com previsão de sepultamento para amanhã (18), no período da tarde. Edileusa deixa marido e dois filhos, Franchesco, formado pela Unemat e Otávio estudante do nível médio.
Docente da Unemat desde 1990, Edileusa foi a 1ª coordenadora do câmpus de Alto Araguaia, membro do Conselho Universitário (Consuni), diretora do Instituto de Linguagem, coordenadora do Projeto de Literatura Infanto Juvenil do curso de Letras, diretora de Gestão de Iniciação Científica da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), diretora Político-Pedagógico e Financeiro do câmpus de Alto Araguaia (2011/2014), vice-coordenadora do programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Unemat, entre outras funções. Em Alto Araguaia, Edileusa também foi secretária de Educação.
Com grande pesar a comunidade acadêmica da Unemat lamenta a morte da professora e estende votos de condolência aos familiares e amigos.