Para o deputado que promove o debate com líderes religiosos, estudantes e sociedade, "defender os biomas é defender a vida; audiência ocorre hoje (03), na ALMT
Com o objetivo de dar ênfase à diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos, o deputado estadual Wancley Carvalho (PV), realiza nesta segunda-feira (03), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa, a audiência pública que vai debater o tema da Campanha da Fraternidade (CF 2017).
Realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a quaresma, período penitencial para os católicos, que antecede a Páscoa, neste ano a CF traz como tema central "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).
Além da igreja católica brasileira, o assunto recebeu atenção especial do Papa Francisco. "Este é precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”, disse o líder religioso, em mensagem ao Brasil, ao destacar que desafio o global pela preservação exige o envolvimento de cada pessoa junto com a atuação da comunidade local.
Mato Grosso possui suas peculiaridades sobre o tema central da CF. O estado é privilegiado em termos de biodiversidade. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: amazônia, cerrado e pantanal.
"Nosso estado é rico, lindo, repleto de belezas naturais. Precisamos dar mais atenção para nossa biodiversidade: cuidar e preservar das dádivas divinas que temos. Aliados à lideranças religiosas, queremos incentivar o conhecimento dos biomas brasileiros e despertar em nossa sociedade uma atitude de fraternidade em defesa da vida," finalizou o deputado Wancley.
Mato Grosso - Nosso estado tem representação de três biomas brasileiros no seu território. A amazônia é o mais abrangente, com 480.215 Km2 (53,6%), o cerrado ocupa 354.823 km2 (39,6%) e a menor área é do pantanal, com 60.885 km2 (6,8%).