Em alusão ao ‘Abril Verde’, mês dedicado a discutir saúde, segurança e prevenção de riscos no ambiente de trabalho, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em apoio à campanha, adotou medidas como forma de conscientização sobre o tema, tanto para servidores, quanto para a sociedade. Essas atividades em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região foi determinada pelo presidente do TJMT, desembargador Rui Ramos.
Uma das ações já pode ser vista por toda a população ao acessar o portal do Poder Judiciário de Mato Grosso (www.tjmt.jus.br). No canto superior direito já consta o laço verde referente ao meio ambiente de trabalho saudável, que ficará visível durante todo este mês.
Outra medida adotada pelo judiciário mato-grossense voltada para o Abril Verde será a iluminação da sua sede na capital e demais unidades judiciário do Estado com a tonalidade verde.
O foco da campanha são as graves problemáticas ambientais que afligem a saúde e a segurança do trabalhador. De acordo com o procurador-chefe substituto da PRT 23ª Região, Rafael Mondego Figueiredo, o mês foi escolhido em virtude da instituição, pela Organização Internacional do Trabalho e pela lei nº 11.121/2005, do dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
“O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre a sociedade civil colocando em pauta o tema das vitimas de acidentes e doenças do trabalho, a fim de abordar o tema nas mais diferentes esferas”, explicou.
Outra data importante em relação ao tema é o dia 7 de abril, celebrado pela Organização Mundial de Saúde, desde o ano de 1948, como Dia Mundial da Saúde.