O Prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz participou nos últimos dias 11 e 12, em Brasília, do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.
O evento contou com a presença de mais de 300 prefeitos participantes, que tiveram a oportunidade de ouvir do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, sobre os desafios a serem enfrentados e a necessidade de priorizar os Municípios com reconhecimento material, cultural e natural nas politicas públicas.
Nesse contexto, Nardes sinalizou o trabalho desenvolvido pelo órgão para verificar os indicadores de Meio Ambiente, de desenvolvimento sustentável e das políticas culturais.
“Ausência de política, de programas, de diretrizes específicas, de contratos e de locais que abriguem o patrimônio mundial; ações isoladas e atuação desarticulada e sobreposta; carência de dados e informações para elaborar e acompanhar as politicas públicas; concentração de recursos públicos nos Municípios mais estruturados e consolidados; baixa taxa de execução de programas relacionados à prédios e edifícios monumentos históricos; sinalização precária não-padronizada ou sucateada, atendimento ao turista com defasagem de pessoal qualificado e material informativo adequado; e acesso restrito a vias mal conservadas”.
As problemáticas foram identificadas e mencionadas em relatório do TCU. E após apontar as deficiências e problemas, Nardes foi categórico: “temos de mudar essa estratégia e promover reuniões coordenadas para fazer uma política organizada nessa área de patrimônio mundial”.
O Prefeito Francis conversou com a presidente do IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Kátia Bógea, sobre a liberação de reformas nos prédios tombados em Cáceres, preservando a fachada e adaptando internamente para o uso comercial, como consultórios, restaurantes e outros.
“Já está agendada a visita da Kátia em Cáceres para o dia 6 de maio, vamos organizar uma reunião com os engenheiros, arquitetos, historiadores e os donos de prédios tombados e os demais interessados” afirmou Francis.