Museu da Unemat recebe a exposição Flor da Terra
Por por Danielle Tavares
14/09/2012 - 19:21
Flor da terra é o nome da exposição da artista plástica Ita, que será inaugurada no dia 21 de setembro, primeiro dia da primavera, no Museu da Unemat, em Cáceres. Composta de 15 esculturas, trabalhadas em argila, a criação tem como tema árvores do Cerrado.
A artista, que cresceu em região do Cerrado, conta que se encanta com a exuberância da flora característica do bioma, tantas vezes destruído pela ação do homem. “O Cerrado é muito resistente, todo ano pega fogo e volta cada vez mais bonito”, disse.
A técnica usada por ela, denominada Mosaico em Cerâmica Terracota, permite a produção de peças em alto relevo e com formatos variados que se encaixam e formam grandes e pesados painéis, medindo cerca de 90x64 cm cada. O conjunto é feito com cerâmica triturada e argila e cada peça é moldada manualmente.
“O riscado é aleatório, não parto de um desenho pré-definido”, explica a artista. O processo torna a arte demorada e demanda muito trabalho. Cada painel pode demorar até três meses para ser produzido. O resultado é a diversidade e riqueza das flores do Cerrado recriadas em terracota.
“E qual não é nosso susto ao observar que estes tons de terra instauram, no espírito de quem olha, o amarelo e o roxo dos ipês, o branco da lixeira, o azul arroxeado da caroba do cerrado e outras tantas cores que hipnotizam o olhar e o espírito”, define a professora de Letras da Unemat, Vera Maquêa.
A exposição pode ser conferida no Museu da Unemat, no período de 21 de setembro a 21 de outubro, das 8h00 às 11h30 e das 13h às 17h00. Outras informações pelo telefone: (65)3224-1438.
Sobre a artista- Natural de Cassilândia (MS), Neuracy Pedra Souza, apelido Ita, reside em Cáceres desde 1992. Há 12 anos trabalha com cerâmica, com a técnica Mosaico em Cerâmica Terracota, sob orientação do me