Queimadas:período proibitivo é prorrogado
Por Diário de Cuiabá
15/09/2012 - 16:16
O período de proibição das queimadas em Mato Grosso foi prorrogado para o dia 15 de outubro em razão das condições climáticas. A decisão foi tomada na reunião do Comitê Estadual de Gestão do Fogo. O período proibitivo, que começou no dia 17 de julho, estava previsto para acabar em 17 de setembro e agora, teve a ampliação de mais 30 dias.
A reunião foi comandada pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Vicente Falcão, com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. De acordo com o coordenador geral do Centro Integrado de Multiagência e Combate ao Fogo em Mato Grosso (Ciman), coronel Júlio César Rodrigues, a baixa umidade do ar e os focos de calor no Estado justificam a decisão.
Rodrigues lembrou ainda que o incêndio no Parque Nacional de Chapada está controlado e agora os bombeiros intensificam as ações para não deixar chegar no véu de noiva. "Importante destacar que qualquer ação de colocar fogo em perímetro urbano é crime independente da época”, completou. Na tarde de ontem, os passeios turísticos foram suspensos na região.
A secretária-adjunta de Mudanças Climáticas, Suely Bertoldi, ressaltou que as queimadas controladas só podem ser realizas com autorização da Sema.
A previsão é que a umidade relativa do ar aumente nos próximos dias, segundo o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronel BM Sérgio Delamônica. “Temos uma previsão de chuva para o dia 19, mas as recomendações para o período seco continuam”, afirmou.