O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) entregará neste sábado (3) quinetilômetros (bafômetros) ao 6º Comando Regional da Polícia Militar de Cáceres (a 223 km de Cuiabá) que serão empregados em ações de combate a alcoolemia no trânsito.
Além dos etilômetros, o presidente da autarquia, Thiago França, entregará material educativo de trânsito. O termo de comodato será formalizado no auditório do CETES – Centro de Ensino Teórico e Simulador, na Rua dos Colhereiros, 580 – Vila Mariana.
De acordo com o França, a ação faz parte da política de integração dos órgãos de trânsito com as forças de segurança pública. “É um grande pacto pela vida, através do Projeto Operação Lei Seca”, disse.
O Detran adquiriu 36 etilômetros e receberá mais 40 unidades até o fim do primeiro semestre. Os municípios polo, onde já existe a Operação Lei Seca, também receberão o equipamento nos próximos meses. De acordo com o Coordenador da 4ª Ciretran em Cáceres, Marcos Ribeiro, o etilômetro é fundamental nas abordagens ao condutor durante a operação. O gestor explica que o projeto Operação Lei Seca é um trabalho preventivo de combate a alcoolemia no trânsito com ações educativas e de fiscalização.
No último final de semana em Cáceres, foram três condutores autuados por conduzir veículos sob efeitos de álcool, sendo um deles causador da morte da jovem Joselaine Clara Alves (26 anos).