Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cachorros de rua serão castrados em Cáceres
Por assessoria com Jornal Oeste
06/04/2018 - 09:05

Foto: Ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Cáceres está dando o primeiro passo no processo para adquirir um “Castramóvel”. O Veículo é equipado com centro cirúrgico, com aparelhos necessários para as cirurgias e com uma estrutura que se converte em tendas para cadastrar e atender os beneficiários. O castramóvel é dividido em sala de tricotomia (onde os animais são preparados para o procedimento), sala de antissepsia (uma espécie de lavabo cirúrgico) e centro cirúrgico, com capacidade para atender até dois animais simultaneamente.

Em Cáceres, segundo dados da Vigilância Sanitária, existe uma população canina estimada em 21.000 animais, sendo que aproximadamente 2.000 são de cães sem domicílio. Somam-se a estes últimos, cães semi-domiciliados, que passam parte do dia soltos nas ruas.

“Nós vemos diariamente nas ruas da cidade cães abandonados, ou que passam os dias nas ruas. A aquisição do castramóvel será muito importante para combater doenças que possam ser transmitidas por esses animais”. Avaliou o Prefeito Francis Maris.

Trata-se de uma situação bastante preocupante uma vez que o município não dispõe de um Centro de Controle de Zoonoses, órgão responsável pelas campanhas de controle populacional de cães e gatos em vários municípios brasileiros. Além disso, em levantamentos realizados pela Vigilância Sanitária, aproximadamente 5% dos cães da área urbana de Cáceres são portadores da Leishmaniose, uma grave doença que pode ser transmitida para os seres humanos.

A Aquisição do veículo “Castramóvel”, com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Ezequiel Fonseca, vai marcar o início dos trabalhos de controle de zoonose no município. “Esse é o primeiro passo para que possamos fazer um trabalho de controle de zoonose em Cáceres, já que poderemos fazer o controle de natalidade de cães e gatos, que vivem nas ruas do município e seus distritos”. Salientou o Secretário interino de Saúde, Antônio Mendes.

Carregando comentarios...

Artigos

Os sonhos e desejos nunca morrem

04/04/2018 - 14:26