A prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, avança nos serviços especializados em abordagem social, que é o serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social e busca ativa que identifique, no município, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e pessoas em situação de rua.
A crescente população que utiliza locais públicos como local de moradia comprova a extrema importância de políticas que assegurem que a Assistência Social chegue até eles.
Em Cáceres, quem cumpre o papel de alcançar essas pessoas é o Centro de Referência de Assistência Social – CREAS.
A equipe de Abordagem Social é composta pela psicóloga Barbara Maroni, pelos orientadores sociais Jarciel São Bernardo e Manuela Gomes e pelo condutor Luciano Pereira.
Nas ações os técnicos realizam aproximação, identificação, formação de vínculo, avaliação da demanda apresentada e encaminhamentos imediatos.
A secretária de Assistência Social, Fabiola Campos, explica que essas são populações vulneráveis que habitam o espaço público, e sofrem constantes violações de direitos.
Para a secretária, a criança e o adolescente devem ser vistos como sujeitos de direitos, por esta razão o atendimento é diferenciado e oferece uma proposta pedagógica que objetiva construir e manter vínculo de cuidado com o público atendido.
Fabiola reconhece o apoio e compromisso assumido pela prefeita Eliene Liberato, em fortalecer e implementar serviços na Assistência Social. “Este deve ser um trabalho construído junto às demais secretarias e do sistema de garantia de direitos. Precisamos do engajamento de todos”, avaliou a secretária.
Para a prefeita Eliene Liberato Dias, que conhece muito bem a pasta da assistência social, onde já foi secretária, identificar pessoas em situação de risco social em espaços públicos , abonando a atenção às necessidades imediatas e inseri-las na rede de serviços socioassistenciais garantindo direitos e a atenção básica, é uma determinação da sua gestão. “Com a abordagem social asseguramos o atendimento social e conseguimos identificar diversas ocorrências”, finalizou Eliene.