Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Órgão de apoio a egressos do sistema prisional será instalado em Cáceres
Por redação
05/04/2022 - 22:30

Foto: reprodução

A Comarca de Cáceres será a próxima a contar com o equipamento público de apoio às pessoas que recebem liberdade do sistema prisional, o Escritório Social. As tratativas para a criação física e organizacional do órgão foram feitas em uma reunião realizada no Fórum de Cáceres no dia 1º de abril (sexta-feira).

 Na ocasião, foram destacadas as diretrizes do projeto, a importância de dar atenção a quem sai de presídios e cadeias e oferecer suporte do Estado em termos de trabalho, educação, assistência social, cidadania e saúde.

 O principal objetivo é implantar o Escritório Social na comunidade de Cáceres, onde serão oferecidos toda a rede de apoio e acompanhamento ao pré-egresso e ao egresso, no intuito de que essas pessoas possam sair para o regime semiaberto com todo um apoio em amplitude, diante de todas as necessidades que todo ser humano possui para ter uma vida digna.

 “É, de fato, uma transformação do indivíduo, algo mais profundo, é oportunizar e preparar, acompanhar tanto ele quanto sua família para que ele possa ser reinserido no seio da comunidade e da família. É importante que tenhamos a consciência e saibamos que, de fato, toda pessoa presa vai sair para o meio aberto, mais dias ou menos dias. Nós estamos trabalhando para que, quando esse indivíduo sair, ele seja acolhido e reinserido na comunidade”, destacou a juíza Helícia Vitti Lourenço, da 1ªVara Criminal de Cáceres e integrante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária (GMF).

 Os magistrados que conduzem o grupo, desembargador Orlando Perri (supervisor) e o juiz Geraldo Fidelis (coordenador) participaram da reunião de alinhamento, bem como a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato. 

“É um projeto muito importante que foi apresentado para todos nessa comitiva especial, que vem fortalecer e potencializar nossas políticas. Sabemos do quanto é importante dar oportunidade para os pré-egressos e egressos do sistema prisional. Precisamos qualificar na própria rede e inseri-los, dando oportunidade para esse pai de família, esse jovem ou a essa mulher para que voltem para a sociedade e sua família”, pontuou a prefeita.

 Atualmente, há 374 homens detidos na Cadeia Pública de Cáceres, sendo que 42 trabalham extramuros e 15 intramuros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...