Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Museu de Humanidades “Alaíde Montecchi” revela presença e aventuras de americanos na Fazenda Descalvados
Por Sinézio Alcântara
17/05/2022 - 15:58

Foto: reprodução

   Se nos dias atuais seria quase inimaginável, imagina há 92 anos, uma equipe de cinema e ciência, com atores experientes em aventuras, realizar uma filmagem no Pantanal mato-grossense, região de Cáceres. Pois não é ficção. Isso, realmente aconteceu: o milionário da indústria fonográfica, o norte-americano Fedemore, rodou na fazenda Descalvados, o filme intitulado “The Gread Brazillian Wilderness” que traduzindo significa “A Grande Floresta Brasileira”.

     Essa fascinante história está registrada com fotos, filmes e slides que está sendo exibida na Exposições Alusivas à 20ª Semana Nacional de Museus: Poder dos Museus – Humanidade Vozes no Presente, na sede do Museu de Humanidades “Alaide Montecchi” localizado na Cidade Universitária da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Cáceres.

     Além do registro da filmagem da Grande Floresta Brasileira, com a companhia americana, na sede da Fazenda Descalvados, outras obras de grandes valores também estão em amostras no Museu de Humanidades Alaíde Montecchi.

     Entre elas: a Coleção de Moedas, do colecionador Professor Doutor Matheus Pontes que retrata desde o império até nos dias atuais, passando palas unidas monetárias, réis, cruzeiro, cruzado, cruzado novo e real. A coleção apresenta história, valores e características de moedas em metal e cédulas, de países de vários continentes. Na sala três, a vida e arte do renomado artista plástico cacerense Sebastião Mendes.

  

A obra cinematográfica 

      Projeto para ser um sucesso de bilheteria nos EUA, em 1930, o filme não alcançou tal resultado. Entretanto, produziu informações importantes sobre a presença norte-americana, no Pantanal Mato-grossense, em Cáceres.

     Uma dessas informações está relacionada ao abate de animais silvestres e a captura de onças, com a finalidade de adestramento nos moldes dos leões africanos.

      O ponto alto da película seria o abate de uma onça com “zagaia” (vara de madeira com uma lâmina de metal na ponta), protagonizado pelo ator Shascha Siemio, reproduzindo a prática de caça do grupo indígena Guató.

Arte e vida de Sebastião Mendes 

     Sob a curadoria do professor e artista plástico Carlos Alberto Busquê Júnior, na sala três do museu, o visitante pode contemplar painéis do início da carreira do artista e também, telas das mais recentes produções de Mendes. As telas retratam a natureza pantaneira e práticas culturais do povo cacerense

O Museu de Humanidades Alaíde Montecchi – MHAM 

     O Museu de Humanidades Alaíde Montecchi (MHAM), concebido inicialmente no ano 2000, através de uma Termo de Ajustamento de Conduta –TAC com o gasoduto Brasil-Bolívia, para salvaguardar materiais de natureza arqueológica, paleontológica, espeleológica e etnográfica, foi renomeado em homenagem a professora do curso de Geografia da Unemat, geóloga Alaíde Montecchi, ampliando o seu campo de atuação para humanidade.

PROGRAMAÇÃO 

16 de maio- Exposição – Conferência de Abertura: Centenário da Semana de Arte Moderna

17 de maio – Exposição – Minicurso: 100 anos da Semana de Arte Moderna – Arte e Cultura – Minicurso: A concepção de natureza para os povos ameríndios, uma primeira aproximação para o ensino da História Ambiental – Minicurso: A contracultura e a crítica musical no Brasil na década de 1970 – Minicurso: Arte e Cultura no nacionalismo varguista: iconografia e composição musical – Minicurso: O uso de tecnologias digitais no ensino de História: experiências no Pibid de História da Unemat – Mostra: Exposição Fotográfica Audiovisual: Manifesta – Levando a Cultura até seu povo

18 de maio – Exposição – Mostra do Museu da Arte Sacra – Mesa-redonda: Museu da Arte Sacra

19 de maio – Exposição – Conferência: Diversidade no campo brasileiro atual

20 de maio – Exposição- Conferência de encerramento: Nós e a cidade: memórias, saudades e miudezas.

 

 

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Por que falar de abuso sexual, afinal?

17/05/2022 - 14:05