O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, por meio do Projeto de Ensino: Curso Preparatório para Olimpíadas de Matemática estimula a participação de estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). O trabalho, coordenado pelo professor Willian dos Santos Rodrigues, está na etapa de mobilização, orientação e formação dos estudantes do campus para a primeira fase da OBMEP 2022, que será realizada em 07 de junho.
Em conjunto com os professores de Matemática, Edmilson Paulo de Oliveira, Liliana Karla Jorge de Moura e Ludio Edson da Silva Campos, o projeto iniciou este mês as atividades semanais com orientações abertas a estudantes dos 1°s aos 3ºs anos do ensino médio do campus e resolução de problemas matemáticos propostos em edições anteriores da OBMEP.
"Na edição de 2021 superamos as dificuldades do processo imposto pela pandemia de atividades remotas e atingimos uma marca importante de mais 160 participações de estudantes do campus na OBMEP e, na OMIF alcançamos o 2º lugar no Brasil, em número de estudantes participantes. Nosso propósito este ano é ampliar a participação dos estudantes nas olimpíadas e despertar cada vez mais o interesse pela matemática", explica o coordenador do projeto.
Por meio de ferramentas como aulas expositivas, vídeos e softwares, a metodologia utilizada pelos docentes baseia-se na busca por soluções para situações - problemas, com estímulo à compreensão do processo de solução, a partir do raciocínio lógico matemático.
" Além do ensino da sala de aula, daquilo que vemos no dia a dia, a matemática das olimpíadas é bem interessante porque a gente aprende muito por questões de lógica, amplia o que vemos no ensino médio", afirma Keniel Natan Alves dos Santos, um dos estudantes do IFMT Cáceres premiado com a menção honrosa da OBMEP 2021, em reconhecimento ao mérito pelo bom desempenho na olimpíada.
Também foram premiadas/os com a menção honrosa, na última edição da OBMEP, as/os estudantes, Lucas Emanuel de Moraes, Eduardo Kobachuk Kava, Guilherme do Nascimento Medina, Victor Hugo Guedes Moura, Gustavo do Nascimento Medina, Gabriela Maximo Soares, Ghabriel Anthony Chiuchi de Lima, Geovana Antonelly Antunes Brito e Gabriel Almeida G. de Oliveira.
"Isso realmente muda a vida do aluno. O apelo que eu faço é que participem, estudem, se dediquem, porque quando você estiver aqui, receber o prêmio representando a escola toda, vai saber que é a melhor sensação que tem no mundo.", afirmou o estudante Eduardo Kobachuk Kava, ao receber o certificado de menção honrosa da OBMEP 2021.
A cerimônia de premiação, seguida de curso preparatório para OBMEP, foi realizada, em 21/05, no campus pelo projeto de ensino e integrou atividade de sábado letivo com a presença de estudantes de todas as turmas do ensino médio integrado. As aulas do curso preparatório continuam sendo realizadas todas as sextas-feiras no período vespertino.
Outros resultados
Entre os resultados do projeto, o IFMT Cáceres destacou-se também nas edições 2020 e 2021 da OMIF. Em 2020, o campus conquistou medalhas de prata com o desempenho dos estudantes Lucas Emanuel de Moraes e Victor Hugo Guedes Moura, e medalhas de bronze para as estudantes Maria Paula Sato Catelan, Eloira Ribeiro da Silva e Camila da Guia Silva.
Também na OMIF 2020 conquistaram medalhas de menção honrosa, as/os estudantes Gabriel Braian Marins Brunelli, João Augusto Ramos Nunes, Guilherme do Nascimento Medina, Jéssica Barbosa de Souza, Israel Lincon Deodato da Silva Lins e Joaquim Modesto dos Passos.
Na última edição da OMIF, em 2021, dez estudantes do campus foram premiadas/os com medalhas de menção honrosa. Destaque para as/os estudantes Anna Luiza da Silva Barbosa, Gabriela da Silva Flor, Geovani Sanches Stochero, Guilherme do Nascimento Medina, Lucas Emanuel de Moraes, Luís Henrique da Cruz Duarte, Pedro Augustos Duarte de Souza Ribeiro, Raquel Da Silva Caxias, Victor Hugo Guedes Moura e Yasmin Mayumi Artes Malacarne.
Para a estudante Anna Luiza, que cursa o segundo ano do ensino médio integrado, a medalha é um estímulo que ela divide com as e os colegas do campus para participação nas atividades do projeto e nas olimpíadas de matemática.
"É uma coisa realmente incrível. O que eu posso dizer para você, colega estudante, é que aproveite, estude, se esforce para conseguir, porque é uma sensação muito boa. Estar aqui com uma medalha da Olimpíada de Matemática é muito bom", comemora Anna.
Mais informações: