A Associação Remanso Fraterno João Gabriel, que desde 2004, busca na sua atuação social, junto à população idosa de Cáceres, desenvolver projeto que incentivem a valorização da terceira idade,a ressignificação do envelhecer e a melhor qualidade de vida dos idosos. Através de ações de empreendedorismo, da profissionalização, do cuidado com o meio ambiente, da geração de renda e da inclusão social dos frequentadores do Remando com a sociedade de Cáceres.
Assim, foi pensado e desenvolvido o Projeto ReciclaArt que contempla todos esses princípios, como também, ameniza a preocupação da autossubsistência econômica da própria entidade, que atualmente se mantém por meio de doações, submissões em editais e muito empenho dos voluntários e parceiros.
O Projeto RecliArt, visa entre outros objetivos, produzir artigos como bolsas, sacolas, ecobags, capas para computadores, lixos para carros, fazendo uso de materiais reciclados de banners, lonas de nylon e sacos de ração.Os descartes desses produtos, muitas vezes, quando depositados na natureza geram grande impacto ambiental, vez que demoraram aproximadamente 30 anos para se decomporem.
Dessa forma, com recursos próprios e de doares, conseguiu-se construiu uma sala adequada para desenvolver este projeto, equipada com máquinas industriais adquiridas com recursos oriundos do Instituto Viva Cidadania – braço direito da ANABB – Associação Nacional dos Funcionários dos Banco do Brasil.
Todavia, para a efetividade do projeto faltou-se recursos, e por isso, os colaboradores do Remanso inscreveram o projeto em um concurso nacional, visando obter o recurso suficiente para a implementação do projeto ReciclArt.
Dessa maneira, o projeto ReciclArt foi inscrito num concurso nacional de projeto, como OSC – Organização da Sociedade Civil e, que, através do PAIS – Programa de Acelaração de Impacto Social, do Instituto Bancorbras de Brasília e demais entidades coparticipes, visam escolher e apoiar financeiramente três entidades (03 projetos sociais).
Numa primeira etapa, dentre as centenas de projetos inscrito, ficamos entre os 40. Na segunda etapa, entre os oito.
Agora, nesta quinta-feira (01), na terceira etapa, serão selecionados as três entidades nacionais, com seus respectivos projetos, que receberão o investimentos Social Privado (ISP).
O ISP é um,a aporte de recursos financeiros baseado numa meta estipulada pela entidade: Assim, se em seis meses a entidade conseguir angariar, ex: R$ 20.000,00 (vinte mil reais), advindos do seu projeto social, igual valor será doado à entidade pelo Instituto Bancorbras e parceiros.
A participação do Remanso Fraterno, sendo a única entidade do estado de Mato Grosso nessa etapa do concursos nacional, e também pelas etapas até aqui vencidas, demonstram a credibilidade e seriedade com que a diretoria e apoiadores, dispõem junto à sociedade.
Por isso, pedimos, nos apoie você também. Conheça esse e outros projetos que o Remanso promove, sempre visando não apenas para os idosos, mas toda a população de Cáceres.
Convite: participe do PAIS, etapa final da 5ª edição, se inscrevendo no site: pais.org.br/encerramentopais2022.
Data: 01/12/2022 – às 19h – horário de Brasília.
Se inscreva, acompanhe a cerimônia final e torça por nós!!
Remanso Fraterno “ João Gabriel”, Acolher, Amparar e Amar.
Colaborou: Professor, Gilmar Batista Marostega – Secretário.
Marizete Carneiro Guimarães – tesoureira (2022/2024) e coordenadora do Projeto ReciclArt.
Indicadores de diagnóstico tardio e abandono do tratamento dificultam e agravam o atual cenário epidemiológico em Mato Grosso
Luís Lanfredi destacou os resultados obtidos pela atual gestão nos últimos quatro anos
Edital será publicado pela Secretaria de Estado de Educação nos próximos dias
Pesquisadores do IFMT apresentam inovação na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília.
Campanha é válida até quarta-feira (30 de novembro)
O suspeito que assediou duas crianças e uma mulher também estava com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas