Como agenda de educação ambiental e formação para cidadania, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realizou na noite da última sexta-feira (16.12), a cerimônia de certificação do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Monitor Ambiental do Projeto Lobo Guará.
Realizado em cooperação técnica com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e Rotary Clube de Cáceres, o curso atendeu adolescentes e jovens estudantes da educação básica e superior de Cáceres e outros municípios da Região Oeste.
“As experiências que eu tive aqui fará muita mudança na minha vida. No nível pessoal, o curso forma a pessoa que saiba viver em sociedade, que saiba falar, se expressar e saiba defender aquilo que acredita e principalmente, defender o meio ambiente e o bem comum. Adquiri muitos conhecimentos e agora quero me formar Engenheiro Florestal e ambientalista”, afirma o monitor ambiental, André Natan dos Santos Arteaga.
Criado em junho de 2012, o projeto Lobo Guará tem um histórico de formação teórico-prática de jovens e adolescentes com agenda de educação ambiental na região Oeste. Idealizado pelo o Sargento Reformado da Polícia Militar de Mato Grosso, Francisco Silva de Oliveira, o projeto proporcionou a comunidade intervenções de conservação ambiental e educação para a cidadania com a formação de seis turmas de estudantes.
A formalidade da parceria com o IFMT foi marcada em 2019 com a aprovação do projeto pedagógico do curso FIC em Monitor Ambiental. Coordenadas no âmbito pedagógico pelo professor Reginaldo Antônio Medeiros e administrativo, pelo servidor Carlos Alberto dos Santos, as atividades pedagógicas do curso estavam previstas para terem início em 2020, mas foram suspensas devido a pandemia. Neste período, o projeto manteve o trabalho formativo com uma série de atividades e eventos on-line e retomou a agenda de forma presencial no IFMT, em 2022.
“Passamos anos difíceis com a pandemia e, hoje, finalmente posso dizer que sou uma monitora ambiental. Estou muito honrada. É um projeto que eu realmente amo. Ampliou muito minha mente para várias áreas ambientais, áreas que eu nem imaginava que a gente pudesse olhar com aqueles olhos”, comemora a monitora ambiental, Raquel Costa Monteiro.
Semente plantada
Em confraternização com a família, docentes e coordenadores do projeto, as monitoras e monitores ambientais fizeram projeção para o futuro como multiplicadores da agenda de conversação do planeta:Casa-comum de todos os seres.
“Para o Futuro pretendo me especializar em algumas coisas, procurar entender melhor o meio ambiente porque uma sementinha já foi plantada e agora eu tenho que começar a cuidar dela para ter um melhor conhecimento”, conta Raquel.
Certificação
Presidido pelo diretor substituto do IFMT Cáceres, o servidor Ronilson Farias Majjione Balbuena, a cerimônia de certificação contou com as presenças na mesa de autoridades, da diretora de ensino do campus, professora Inês Deliberaes Montecchi; o coordenador pedagógico do curso, professor Reginaldo Medeiros, coordenador administrativo, Carlos Alberto Santos; Idealizador do Projeto Lobo Guará, sargento Francisco Silva de Oliveira e do representante do Rotary Club Cáceres, sargento da PMMT Ailton Aparecido Moreira.
Também prestigiaram a cerimônia os professores colaboradores do curso, os docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso, Breno Vitorino e Angélica Vilas Boas, e os docentes do IFMT Cáceres Iris Gomes Viana e Silvano Carmo de Souza.
A primeira turma de monitores ambientais formados pelo IFMT Cáceres é composta pelos estudantes Alison Neves da Cruz; Ana Julia Oliveira Ventura; André Natan dos Santos Arteaga; Daiana Ferreira Dias; Felipe da Silva Ferreira; Felipe Gil Fernandes do Prado; Giovanna Victória Costa da Silva; Guilherme Eugenio Fernandes; Kauê Costa Cardoso; Lucielen Camila Ribeiro da Silva; Maria Eduarda dos Santos Silva Carvalho; Mirielle Ferreira de Oliveira; Natália Medina Marçal de Souza; Pedro Souza Silva Martins; Raquel Costa Monteiro e Vitória da Silva Santana
Oficialmente, não houve registro do caso junto à PM e nem na PJC
A área entre o Rio do Sangue e o Rio Cravari é referente a projeto de assentamento e de proteção ambiental
Polinter identificou mandados de presos que estavam preste a ganhar a liberdade, no final do ano, mas que tinham ainda pendências com a Justiça
Na próxima quinta-feira, dia 22 de dezembro, serão distribuídos cinco prêmios de R$ 50 mil no sorteio Especial de Natal
Inscrições são feitas de forma online. Última turma de 50 alunos em eletrotécnica se formou neste mês em Cuiabá.
Mais de 740 vítimas foram atendidas na Delegacia de Alto Araguaia durante o ano
Sete municípios mato-grossenses serão beneficiados com novos peritos oficiais, papiloscopistas e técnicos em necropsia