Portaria com o reconhecimento como Centro Universitário foi publicada no Diário Oficial da União
Cáceres e toda a região oeste mato-grossense têm, agora, seu primeiro Centro Universitário. A Portaria que credenciou a Estácio Fapan como Centro Universitário foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União. Assim, a Faculdade Estácio Fapan -Estácio Fapan passou a ser o Centro Universitário Estácio do Pantanal - UNIPANTANAL.
A Reitora da UNIPANTANAL, Carolina Barros, explica que o processo até a faculdade ser reconhecida como um Centro Universitário foi longo, mas cumpriu todo o protocolo estabelecido pelo MEC. A transformação acadêmica da instituição trará benefícios à comunidade acadêmica e a toda a região mato-grossense, além de avanços a médio e longo prazo no que diz respeito à educação superior.
“É uma satisfação enorme sermos reconhecidos como um Centro Universitário. Esta conquista é dedicada aos nossos alunos e ao time de professores, coordenadores de cursos e colaboradores, que se dedicam, movem e dão vida à nossa Instituição de Ensino Superior. É um marco na nossa história e de Cáceres, bem como de toda a região oeste de Mato Grosso”, afirma Carolina Barros.
Diante do citado pela reitora, vale destacar que a principal diferença entre um Centro Universitário e uma Faculdade diz respeito à autonomia da instituição de ensino, considerando que os Centros Universitários têm autonomia para criar a maioria dos cursos, em vários campos do saber, sem precisar de autorização prévia do Ministério da Educação.
“A partir de agora podemos pensar em expandir nossas atividades e a oferta do nosso programa de ensino, com cursos de graduação conforme a demanda do nosso estado. Com mais cursos, aumentam também as atividades de pesquisa e extensão, que beneficiam diretamente a população. Carregamos na nossa essência o comprometimento com a população de Cáceres e o propósito de transformar vidas por meio da educação”, destacou Carolina Barros.
A Estácio Fapan, para ser credenciada como Centro Universitário, teve que cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo MEC, relacionados ao planejamento, desenvolvimento institucional, avaliação, políticas acadêmicas e, principalmente, à infraestrutura e ao corpo docente da instituição. Sendo importante exaltar que os Centros Universitários precisam ter um percentual elevado de professores com mestrado e/ou doutorado.
Histórico
A Faculdade do Pantanal foi fundada em 2007, em Cáceres, com capacidade para atender toda a região oeste de Mato Grosso. Em junho de 2020, a instituição passou a integrar o Grupo Yduqs e a se chamar Faculdade Estácio do Pantanal. Agora, com o credenciamento do MEC, se torna o Centro Universitário Estácio do Pantanal, após ser avaliado com nota 4 (quatro) pelo MEC.
A instituição conta com 15 cursos de graduação presenciais e mais de 100 EAD, além dos cursos de pós-graduação. O Centro Universitário Estácio do Pantanal também conta com uma Policlínica, Núcleo de Prática Jurídica e agências extensionistas que garantem atendimento em diversas áreas à população cacerense, de forma gratuita.