Proerd desenvolve ações na Guarda Mirim de Mirassol
Por Redação com assessoria
10/03/2013 - 12:16
Ontem, 9, o 17º Batalhão de Policia Militar de Mirassol D’Oeste iniciou as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) para 35 Guardas-Mirins
Em Mirassol, o instrutor é o SD (PM) Tulivan, especialmente treinado e preparado para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para adolescentes. Em sua abertura, o policial contou a história de sua vida, iniciando quando fora abandonado quando acabara de nascer e a superação desse trauma em sua vida, onde mesmo rejeitado quando nascido, ele lutou por um objetivo.
A mensagem do PROERD é a valorização à vida e importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.