Frente Parlamentar quer garantir investimentos federais para universidades estaduais.
Por Lygia Lima – Assessoria Unemat
07/03/2013 - 13:36
Foi implantada em Brasília nesta quarta-feira (06) a Frente Parlamentar Mista Suprapartidária que tem como objetivo garantir investimentos do governo federal nas universidades estaduais. A instalação foi acompanhada pelo reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, professor Adriano Silva, que comemorou a manifestação de apoio de deputados e senadores a causa das instituições de Ensino Superior.
A proposta defendida pela Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) é que o governo federal invista 10% do valor destinado por aluno/ano nas universidades federais para as instituições estaduais e municipais, o que representaria um valor estimado de R$ 2 mil por ano para cada aluno matriculado nestas IES.
A Frente Parlamentar já conta com mais de 300 deputados e 40 senadores, e a expectativa é que com a força política desses representantes o governo federal se sensibilize e destine já no orçamento de 2014 um montante para as universidades estaduais.
O reitor da Unemat explica que o ensino superior é uma obrigação constitucional do governo federal e que muitas vezes os Estados e Munícipios estão arcando com essa responsabilidade sem qualquer contrapartida. Hoje 43% de todas as vagas de oferta no ensino superior publico brasileiro é garantido pelas IES estaduais e municipais e estas universidades não contam com apoio do governo federal.
“Nós queremos um tratamento isonômico, queremos que o governo federal contribua com essas instituições para que possamos melhorar o atendimento prestado no interior do Brasil. Afinal as universidades estaduais e municipais estão muitas vezes em municípios pequenos, onde as universidades federais não chegam”, diz Adriano Silva.
A Frente Parlamentar suprapartidária será presidida pelo deputado federal Cleber Verde do Maranhão, e terá a Abruem como consultora. O presidente da Abruem, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes, destacou que o apoio dos parlamentares é fundamental para sensibilizar o governo federal da importância das universidades estaduais e municipais no processo de desenvolvimento do país, sobretudo no interior. “Esses recursos que estamos pleiteando junto ao governo federal será investido em custeio, manutenção, mas também em política de bolsas para os nossos acadêmicos de forma a garantir a permanência de estudantes carentes no ensino superior”, afirmou o reitor João Carlos.