Deputados da região Oeste de MT se reúnem com governador
Por assessoria
07/03/2013 - 13:28
Os deputados estaduais representantes da região Oeste de Mato Grosso, Antonio Azambuja (PP), Ezequiel Fonseca (PP), Ayrton Português (PSD), e o prefeito do município de Cáceres, Francis Maris, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (06), com o governador Silval Barbosa (PMDB) para traçar metas que vão beneficiar a região.
Uma das metas dos legisladores é angariar recursos para a 33ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIP), que será realizada de 1º a 5 de maio deste ano. De acordo com Francis o FIP é conhecido mundialmente por reunir o maior número de competidores que se dividem em três categorias; Infanto Juvenil, Embarcada Motoriza e de Canoa.
Antonio Azambuja disse que há três décadas o festival vem divulgando as potencialidades de Mato Grosso. Ainda segundo Azambuja, Cáceres sedia o maior evento na área do turismo, levando em consideração ainda, que o período é estratégico, já que o Estado será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
O progressista Ezequiel Fonseca, disse que com a realização do megaevento, que está no livro dos recordes como o maior festival de pesca em água doce do mundo, aproximadamente três mil empregos diretos são gerados. E cerca de cinco milhões de reais movimentam a economia do Estado nesse período.
Os parlamentares também reivindicaram uma operação emergencial de tapa buracos na região. “Turistas e moradores da região passam por dificuldades diante da precariedade do asfalto, a operação tapa buraco é a alternativa mais viável para o momento que antecede o Festival de Pesca”, ressaltou Português.
Para os progressistas Azambuja e Ezequiel um dos fatores que mais preocupa são os graves acidentes registrados na região, em decorrência dos buracos.
Os deputados garantiram que vão intensificar as cobranças para que a população seja atendida através das reivindicações junto ao governo.
Durante o encontro o prefeito Francis e os legisladores pediram a sensibilidade do governador em relação à situação da orla do Rio Paraguai.
Francis frisou que a orla é composta por portos, estaleiros, bancos de pesca, pousadas e hotéis ao derredor, que serão beneficiadas caso novas readequações sejam feitas.
Os deputados acreditam em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável do município Cáceres e região, que vai gerar oportunidades de geração de empregos e renda e desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.
O governador Silval Barbosa garantiu a comitiva que há um recurso disponível pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), no valor de R$ 15 milhões destinados para a reestruturação da orla do Rio Paraguai, porém, a liberação depende da execução do projeto, que deve ser custeado pela Prefeitura Municipal de Cáceres. O valor para cumprimento do projeto é de R$ 500 mil reais.
O chefe do executivo pediu prazo de uma semana para falar com a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, e em seguida posicionar os parlamentares quanto às reivindicações.
Os deputados Antonio Azambuja, Ezequiel e Português avaliaram a reunião como positiva, e acreditam que a secretária Teté vai ser sensível as causas da região Oeste de Mato Grosso.