Em reunião, Francis pede a vereadores que se retratem
Por Zakinews
17/03/2013 - 11:20
“Eu mostrei aos vereadores que a entrevista com o Faquini não foi como os servidores da prefeitura levaram até a Câmara para os vereadores. As críticas que recebi foram injustas. Eu pedi para que os próprios vereadores que me criticaram se retratem na próxima sessão”, disse o prefeito Francis Maris Cruz (PMDB), após a cerimônia de inauguração da nova sede da Associação Comercial e Empresarial de Cáceres, ocorrido na sexta-feira (15) e, mesmo em tom risonho, disse que vai estar presente na sessão de segunda-feira junto com secretários e coordenadores.
Nas duas últimas sessões do Legislativo cacerense, Francis Maris não recebeu apoio dos vereadores, nem mesmo daqueles considerados da base governista. Na sessão do dia 4, o vereador Felix Alvares (PSB) apresentou requerimento para convocar o prefeito a comparecer na Câmara Municipal e explicar sobre entrevista no jornal A Gazeta. O requerimento foi aprovado por unanimidade. Na semana passada, 11, todos os vereadores que usaram a palavra, deram apoio aos quase 100 servidores da prefeitura que ficaram revoltados com a maneira que o prefeito se expressou sobre os funcionários durante entrevista concedida ao jornalista Luizmar Faquini na manhã do mesmo dia 11 durante o programa Canal Aberto da Radio Clube FM.
Preocupado com o distanciamento dos vereadores com o prefeito onde até o companheiro de partido, vereador Marcinho Lacerda disse na tribuna que “o prefeito Francis está demonstrando que ainda é imaturo politicamente”, fez com que um aliado mais próximo do prefeito orientasse para que fizesse uma reunião com todos os vereadores o mais breve possível.
Com um cardápio que tinha desde peixe frito a carneiro assado, Francis Maris reuniu a grande maioria dos vereadores em seu barco “Grupo Cometa” longe de qualque possibilidade de ser interrompido. Discutiram vários assuntos como a proposta que será encaminhada na segunda-feira para revogar na íntegra a conhecida lei dos procuradores, a pauta se estendeu no festival de pesca e o retorno do expediente em tempo integral, entre outros.
Durante a conversa, o barco Cometa navegava calmamente em direção a região do Julião onde teve a parada para o almoço. O tempo aproximado de duas horas, foi a oportunidade que o prefeito teve para mostrar a matéria publicada no Jornal Expressão do dia 14/03/2013, que segundo ele, expressa a realidade da sua fala na entrevista e diz que a revolta de dezenas de servidores da prefeitura foi injusta. Essa foi a tônica da conversa que FMC teve com os vereadores durante um almoço programado para estreitar o relacionamento entre Executivo e Legislativo.
Participaram do almoço/passeio, da parte do Executivo, o prefeito Francis Maris, a vice-prefeita Eliene Liberato, o secretário de governo Neto Gouveia, Luiz Alberto Zattar da Club FM e Washington da Brasil Química. Dos 11 vereadores, só não participaram os vereadores Edmilson Campos (PR), Felix Alvares (PSB) e Marcinho Lacerda (PMDB) que se encontrava fora da cidade.
Procurado pela reportagem o vereador Tarcísio Paulino (PSB) confirmou que esteve presente no almoço e os assuntos tratados na reunião, inclusive do pedido de retratação que o prefeito fez aos vereadores. Já o vereador Salmo Silva disse que o convite foi estendido aos vereadores no sentido de estreitar as relações e fez questão de participar para ouvir a versão do prefeito. Assim como Tarcísio, o presidente Alvasir Alencar disse que a revolta dos servidores vem acumulando desde o inicio do ano com declarações do prefeito que não agrada os funcionários da prefeitura e a entrevista no programa do Faquini foi a gota d´água. Outros vereadores não foram localizados para falar dessa reunião.