Ezequiel busca aprovação do projeto de validação de cursos feitos no exterior
Por assessoria
07/05/2013 - 13:58
Substitutivo Integral ao projeto de lei que dispõe sobre o reconhecimento de diplomas de pós-graduação Strictu Sensu- cursado nos países do Mercosul e Portugal- está apto para ser aprovado pela Comissão de Trabalho e Administração Pública da Assembleia Legislativa.
De autoria dos deputados Ezequiel Fonseca (PP) e Wagner Ramos (PR), a proposta reforça as constantes reclamações dos profissionais formados no exterior que encontram dificuldades para validar os diplomas em território nacional.
Defensor da causa no Estado, Ezequiel tem buscado junto aos demais parlamentares a aprovação do projeto que deve beneficiar milhares de estudantes brasileiros que têm se dirigido a universidades estrangeiras para cursar estudos de graduação e pós-graduação.
Para a maior parte dos alunos a escolha em estudar fora do país é motivada pelas dificuldades de acesso aos cursos mais concorridos no Brasil, e outra parcela dos que estudam no exterior é movida pelo desejo de ampliar horizontes, vivenciar uma cultura diferente e, principalmente, aprimorar sua formação com a possibilidade de dedicar-se a campos muitas vezes inexistentes nas universidades brasileiras.
Porém, ao retornarem precisam submeter-se aos trâmites de revalidação ou reconhecimento dos seus diplomas. “Fizemos varias audiências públicas para discutir sobre o assunto e contamos com a presença de representantes de outros países, travamos uma luta a favor da proposta”, destacou Ezequiel.
Atualmente, o maior problema que se apresenta aos titulados é a burocracia nas universidades, lentidão e excessivas exigências imposta pelo governo brasileiro. Anteriormente, a proposta foi aprovada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.
Depois de analisado pelos membros da comissão de Trabalho, o projeto passará pelo crivo da votação; em seguida encaminhado para o plenário da Casa de Leis.