Exemplo:Doando sangue,colaboradores de empresa podem salvar 80 vidas
Por Assessoria
06/12/2013 - 09:51
Voluntários da Eletrobras Eletronorte podem salvar até 80 vidas, por meio das doações de sangue realizadas na quarta-feira, 04, na sede da empresa. A coleta externa e a mobilização de doadores na época de final de ano é crucial devido ao aumento dos riscos de acidentes em período de férias e às viagens, que reduzem o número de doações.
De acordo com a assistente de captação do Hemocentro, Rita de Cássia, esse é “um período em que se necessita de mais doações e é aquele que se tem menos doadores”. Além das características comuns a essa época, outro empecilho diminui as doações: a ausência do ônibus de coleta externa.
Com o ar condicionado danificado, desde a última semana, e a impossibilidade de utilização do veículo temporariamente, o Hemocentro tem realizado apenas coletas (externas) em ambientes que tenham estrutura para atender às necessidades do processo de doação. As empresas que pretendem disponibilizar os serviços aos seus funcionários precisam ter ambiente com ar condicionado e, no mínimo, três salas disponíveis à equipe do Hemocentro.
“É um problema recente, mas que causa certo transtorno. Afinal, é necessário um espaço adequado. Caso, mais empresas tivessem um local como a Eletronorte, as coletas seriam menos prejudicadas”, avalia a enfermeira do Hemocentro, Patrícia Aquino.
Ao todo, 18 colaboradores contribuíram, sendo que cada bolsa coletada poderá ajudar até quatro pessoas. A assistente social da Eletrobras Eletronorte/MT, Fabyulla Lesco, avalia os números, como positivos. “Com o incentivo aos colaboradores, por meio de campanhas periódicas, favorecemos a continuidade da solidariedade e generosidade com o próximo e alavancamos o número de doações de sangue”, analisa.