Programação para 2014 é apresentada em evento motivacional. Objetivo é melhorar desempenho com inovação e controles gerenciais
A grande maioria dos profissionais do setor de beleza e estética tem muito conhecimento técnico, mas ainda enfrenta dificuldades na área de gestão. Esse é o caso da cabeleireira Suely Santana da Silva Amorim, proprietária do salão de beleza News, instalado há 12 anos no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, que conta com 20 colaboradores. Situação parecida vive a dentista Carolina Mattar da Cruz, da clínica Santé que, para ampliar a área de atuação, investiu na parte de estética facial.
Elas buscaram orientação no Sebrae para implementar uma gestão mais eficiente do negócio, melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a rentabilidade.
Ambas participam do Projeto Beleza & Estética, desenvolvido pelo Sebrae em Mato Grosso desde o ano passado e com duração prevista até 2017. Carolina está no projeto desde o início, fez a primeira fase em 2013 e agora entra na segunda, enquanto Suely está começando e espera que o conhecimento possa ajudá-la a melhorar o atendimento, expandir e ser mais eficiente.
As duas estavam no café empresarial, na noite de quarta-feira, 26/02, no Centro de Eventos do Pantanal, cuja programação constou de apresentação das atividades a serem desenvolvidas em 2014, avaliação do que já foi feito, incluindo os resultados do monitoramento Cliente Oculto feito nas 37 empresas participantes da primeira fase do projeto, e uma palestra motivacional com Thelma Tavares, consultora de Recursos Humanos (RH).
De forma divertida e com muitas brincadeiras, ela falou sobre sorte e competência e mostrou um pouco do que é preciso para ter sucesso no negócio. “Qualidade não é mais diferencial, é essencial para sobreviver. Inovação e atendimento são os pontos que transformam clientes em fãs, aumentando a rentabilidade de um negócio”, ressalta, acrescentando que atendimento é estratégico e traz vantagem competitiva. Segundo ela, não importa o tamanho do negócio, é preciso inovar sempre.
A gestora do projeto, Rosana Rocha, apresentou os focos do trabalho que são obter 20% de empresas com controles gerenciais implementados até dezembro de 2016. Para tanto, será preciso ter 20% de empresas com produtos, serviços ou processos novos ou aperfeiçoados e obter no mínimo 70% de grau de satisfação dos clientes.
Ela detalhou a abordagem de cada fase do projeto. Na 1, os focos são diagnóstico e plano de ação, com consultoria em modelo e excelência em gestão, marketing e mercado, financeira. Além disso, são oferecidos cursos de controles financeiros e gestão para inovar e lucrar. Há ainda palestras de gestão financeira e atendimento. Na fase 2, Trilha de desenvolvimento – Continuidade, são trabalhadas em consultorias a parte financeira, marketing e atendimento, layout, hair zize. Estão previstos cursos de visual e layout, gestão de estoque e de compras, análise e planejamento financeiro e internet. Há ainda as fases 3 e 4 a serem desenvolvidas de 2015 a 2017.
Carolina Mattar da Cruz destaca que contratar uma consultoria é muito caro e inviável para empresas de pequeno porte. “O Sebrae nos orienta, pega na mão e não nos abandona. Mostra o caminho, faz o acompanhamento e cobra resultados”, resume, demonstrando satisfação com os resultados obtidos até agora. “Nesse primeiro ano de trabalho, percebi que o espaço físico da clínica Santé não era adequado e vamos começar uma reforma na semana que vem”, conta, reconhecendo também que precisa ter controles financeiro, de atendimento, aferir melhor os resultados do “5 S”, implementado na empresa há algum tempo. “Outro ponto importante é difundir melhor a missão, visão e valores da empresa entre os colaboradores. Temos, mas não sei se eles absorveram bem e trabalham dentro do que está estabelecido”, constata.
A gestora Rosana Rocha apresentou, em linhas gerais, os resultados do monitoramento Cliente Oculto feito nos 37 empreendimentos participantes da primeira fase do projeto. Foram avaliados aspectos relacionados ao acesso ao ponto de venda, atendimento do cliente e ambiente interno. A consultora observou aspectos como vitrine, fachada, iluminação, aroma, temperatura e limpeza, cordialidade, clareza na comunicação, boa vontade, postura, aparência, uniforme, iluminação, aroma, temperatura, limpeza, visibilidade, acessibilidade e variedade das mercadorias, bem como seu estado de conservação e visibilidade dos preços.
“Essa é uma metodologia que traz uma imagem mais precisa dos serviços prestados e aponta os aspectos que precisam ser trabalhados e corrigidos”, explica, acrescentando os resultados serão detalhados com cada empresa visitada pela consultora.
Missão técnica
Dentro da programação de 2014, está programada a Missão Técnica Hair Brasil, de 12 a 15 de abril, em São Paulo. A Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética é um dos maiores eventos do setor no Brasil e na América Latina. No ano passado, reuniu 97 mil profissionais e 900 marcas expositoras.
Além da feira, os participantes da missão irão fazer visitas técnicas a salões de beleza e clínicas de estética.
As vagas são limitadas. Informações 0800 570 0800.