PMDB de luto
Por por Gilmar Lisboa
17/06/2012 - 10:07
O PMDB de Mato Grosso perdeu um de seus mais conceituados e dinâmicos membros neste sábado (16). O acidente que matou o ex-deputado e atual secretário das Cidades do governo, Nico Baracat, na altura do km 50 da BR-163, próximo à cidade de Nova Mutum, e ceifou igualmente a vida de dois assessores seus, deixou o PMDB, senão mais pobre, sem um de seus principais articuladores.
Jovem, dinâmico e extremamente humano, Nico compunha a ala do PMDB que operava para tornar a legenda mais robusta e com um maior poder político em MT, especialmente.
Em Várzea Grande, sua terra natal, ele era tido como um dos indutores de um processo desencadeado para tirar finalmente a legenda da condição de mera coadjuvante no espectro político, nas eleições que se avizinham.
Um dos principais responsáveis pelas articulações peemedebistas que desaguaram na escolha do deputado Walace Guimarães para representar o partido na disputa da prefeitura de Várzea Grande neste ano, no município Nico era avaliado como um grande diferencial entre as figuras políticas que passaram a se evidenciar a partir dos anos 80 na cidade.
Discreto, moderado, de discurso firme e refinado, perdeu a vida no auge de um projeto que prometia tirar Várzea Grande do ranço político que insistia a se estabelecer no município há mais de 40 anos.
Com ele também se vai uma longa história de lutas por mudanças que visavam oxigenar a forma de se comandar o município.
No entanto, esse seu legado não está de um todo perdido. Com certeza e para o bem das pessoas que na cidade vivem, será absorvido pelos demais peemedebistas que iniciaram, junto com o filho de Sarita Baracat, em passado muito próximo, uma longa e combatente luta para mudar a cara da política várzea-grandense.
GILMAR LISBOA é jornalista em Várzea Grande. No município mantém e edita o blog Política & Cia (www.politicaecia.com) e o jornal semanário Gazeta da Cidade.