Alunos do IFMT encaminham documento ao Ministro da Educação
Por Estudantes do IFMT
17/06/2012 - 12:41
“CARTA DE CÁCERES”
Ao Ministro da Educação;
Ao Magnífico Reitor do IFMT;
Ao Diretor do IFMT Campus Cáceres;
Aos representantes do Poder Público;
Aos Representantes da Sociedade Civil Organizada
Nós, educandos e educadores da Especialização em Educação do Campo: Saberes Pantaneiros e
Socioeconomia Solidária, do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cáceres, Núcleo Avançado do
Pantanal (NAPAN), estamos através deste documento reivindicando mudanças na política pedagógica e
gestora de nossa Instituição, tendo-se em vista a necessidade de um sistema educacional que atenda as
demandas emergenciais das camadas populares e, em especial, dos homens e mulheres do campo que
trabalham em pequenas propriedades, comunidades tradicionais e em assentamentos na região sudoeste de
Mato Grosso.
Temos consciência de que a constituição da Rede Federal Profissionalizante no Brasil, no início do
século XX, foi para atender as demandas do grande patronato e para limitar os avanços políticos da jovem
classe operária que desejava conquistar direitos trabalhistas. Também temos clareza que a fundação da
antiga Escola Agrotécnica Federal de Cáceres (EAFC), atual IFMT Campus Cáceres, esteve ligada aos
marcos do Regime Militar e de sua Doutrina de Segurança Nacional (DSN) de origem estadunidense, que
previa a “colonização” das áreas de fronteira na região oeste, ao instaurar médias e grandes propriedades
para atender o mercado agroexportador, expropriando economicamente grandes levas de posseiros,
pequenos proprietários, comunidades tradicionais e indígenas. Sabemos que a função educacional, da
antiga EAFC, atual IFMT, era, e é, de formar mão de obra qualificada para os lucros do agronegócio.
Em nosso 8ª Encontro do Tempo Escola, realizado de forma excepcional no Campus Cáceres, entre
os dias 27 e 29 de janeiro do corrente ano, tivemos a oportunidade de comprovar que a maioria dos cursos
ofertados na Instituição é de perfil agrícola, porém, nenhum voltado a atender, pedagoga e
metodologicamente, aos anseios e práticas da Agricultura Familiar, das comunidades tradicionais e de
movimentos sociais ligados à luta pela terra. Fato inadmissível, pois a grande maioria das pessoas que vive
no campo em nossa região, vive em pequenas propriedades rurais, sendo que a sociedade de forma geral
depende da produção agrícola para obter os produtos de subsistência do seu dia-a-dia.
Acreditamos que por intermédio do ensino sustentado na Pedagogia da Alternância, no desenvolvimento de
pesquisas e tecnologias na área agrícola, respeitando nossos saberes e a nossa natureza; e, com realização
de práticas extensionistas para dar suporte técnico e educacional, o IFMT Campus Cáceres pode contribuir
para a permanência de milhares de pequenos agricultores na terra, gerando renda e desenvolvimento sóciocultural
para nossa sociedade.
Em pleno século XXI, torna-se necessário que a centenária Rede Federal de Ensino Profissionalizante
e, consequentemente, o Campus Cáceres, com seus mais de trinta anos de existência, repense suas
funções sociais e suas ligações com as camadas mais pobres e trabalhadores de nossa sociedade. Sendo
assim, nós, educandos e educadores ligados ao Curso de Especialização de Educação do Campo: Saberes
Pantaneiros e Sócio-Economia Solidária, propomos e defendemos os seguintes princípios:
· Criação de cursos, ou readequação dos já existentes, que adotem o ensino integral emancipatório,
ligados às verdadeiras demandas no mundo do trabalho agrícola, com a garantia do uso da
Pedagogia da Alternância, com os distintos, mas integrados, Tempo-Escola e Tempo-Comunidade;
· Criação de projetos de pesquisa, ensino e extensão que fortaleçam os pequenos agricultores,
garantindo, assim, a soberania alimentar em nossa região;
· Garantia da aplicação de ensino que defenda nossos saberes tradicionais e nossa cultura matogrossense;
· A garantia da aplicação do ensino e de práticas de pesquisa e extensão que defendam nossas
riquezas naturais e sócio-culturais e, em especial, o Pantanal e os pantaneiros.
· Adoção de uma nova educação, construtivista e libertadora, que construa um novo homem e uma
sociedade diferenciada, mais justa, igualitária e fraterna.
Este documento nasceu das inquietações dos educandos do Curso de Especialização em Educação do
Campo: Saberes Pantaneiros e Sócio-Economia Solidária – CEEC, no seu 80 Tempo-Escola, realizado no
campus do IFMT, em Cáceres-MT, e amadurecido, refletido, discutido e aprovado no 90 Tempo-Escola,
realizado no Núcleo Avançado do Pantanal/IFMT/Poconé-MT, em 26 de fevereiro de 2012.