O laboratório de Abelhas e Vespas Neotropicais (Labeve) do Departamento de Biologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) teve o resultado de pesquisa realizada junto ao Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) - (INCT/Cenbam/Inpa/UFMT/Unemat) publicado no livro Descobrindo a Amazônia Meridional: Biodiversidade da Fazenda São Nicolau, a qual é um dos resultados do inventário da biodiversidade da Amazônia matogrossense.
O capítulo publicado pelo Laboratório de Abelhas e Vespas Neotropicais, sob a curadoria do professor Evandson Silva, doutor em entomologia pela USP e professor do PPG Ecologia e Conservação (Unemat campus Nova Xavantina), é intitulado “Abelhas Euglossini nas margens do rio Juruena: Check list das espécies na Floresta Amazônica em Cotriguaçu, incluindo chave ilustrada paraExaerete.”
O livro teve tiragem de 500 exemplares e foi apresentado em 13 capítulos. Publicado em 2013 pela editora UFMS (Campo Grande) foi organizado por professores e pesquisadores da UFMT dos campi de Cuiabá e Sinop. Dois exemplares podem ser consultados na Unemat, um na biblioteca Central, em Cáceres, e o outro na biblioteca do PPG Ecologia e Conservação, em Nova Xavantina.