Aproximadamente de 150 integrantes do Movimento Sem Terra (MST) de Mato Grosso bloquearam trecho da BR–070, na região de Cáceres (216 km de Cuiabá), na manhã de ontem (17), e voltaram a fazer o bloqueio na manhã de hoje,18.Na capital, Cuiabá, um grupo de aproximadamente 130 trabalhadores invadiu a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Capital e impediu a construção de um linhão de transmissão de energia em Claudia (567 km de Cuiabá).
De acordo com a assessoria da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso (PRF-MT), somente ambulâncias e carros oficiais estão passando. O bloqueio chegou gerou um congestionamento de mais de 5 km na rodovia, e os pátios de postos de combustíveis estão lotados de veículos de passeio, ônibus e caminhões.
Os trabalhadores exigem o assentamento imediato de 7,3 mil famílias que se encontram acampadas no estado. Eles também pedem mais investimentos para o setor como liberação de crédito, melhorias nas estradas, escola e instalação de rede elétrica e fornecimento de água para oito assentamentos.
De acordo com o coordenador do MST de Mato Grosso, José Vieira, o MST está apenas cobrando o cumprimento das pautas que estão emperradas no INCRA e na justiça o que impossibilita a realização dos assentamentos.