Pelo segundo mês consecutivo, as vendas de veículos novos, os chamados zero quilômetro (0-KM), fecharam o mês com retração na comparação mensal e anual, em Mato Grosso. Conforme dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave/MT), a comercialização fechou em -2,88% na comparação o resultado de fevereiro e retraiu em 5,01% em relação ao registrado em março do ano passado. Apesar das quedas, o saldo dos três primeiros meses é positivo na comparação com igual período do ano passado.
Como explica a Fenabrave/MT, Mato Grosso emplacou 8.997 novos veículos no mês passado, enquanto em fevereiro foram 9.264 unidades. Vale ressaltar que em fevereiro o saldo de vendas ficou 11,9% inferior à movimentação de janeiro. Em relação a março do ano passado, o recuo foi maior (-5%), porque naquele mês as concessionárias comercializaram 9.472 veículos. Em relação ao primeiro trimestre do ano, Mato Grosso fechou o período com saldo acumulado de 28.751 unidades comercializadas, pouco mais de 2% acima das 28.178 de igual intervalo de 2013. Nos país, a queda mensal foi de 7%.
O segmento de motos alcançou maior número de vendas do mês, com 3.919 unidades emplacadas. Mas registrou leve queda de 2% em relação a fevereiro. O presidente da Fenabrave/MT, Manoel Guedes, explica que o segmento ainda continua ganhando destaque devido às condições facilitadas de pagamento.
“Os consórcios têm contribuído bastante para o aumento das vendas. Além disso, as montadoras reduziram as taxas e condições de financiamento, pois estão recebendo facilidades na obtenção de crédito. Sem contar que a moto sempre teve um maior número de vendas devido ao seu valor aquisitivo ser menor do que de um automóvel”, comentou o presidente da Fenabrave/MT.
Já as concessionárias de automóveis registraram 2.847 vendas. Os comerciais leves (caminhonetes) chegaram a 1.567 emplacamentos, registrando aumento de 1,2% em relação ao mês passado.
AS VENDAS - Em Várzea Grande, as interdições no trânsito na principal avenida que concentra grande parte das concessionárias têm diminuído substancialmente as vendas de veículos, com apenas 708 emplacamentos.
Já Cuiabá, contabilizou 2.180 novas vendas, seguido de Rondonópolis, com 656, Sinop, com 554 e Sorriso, com 255. Na opinião do presidente da Fenabrave/MT, o consumidor quer investir em um novo veículo, porém, esbarra em outros fatores. “A procura pela compra do veículo zero km está em alta. Mas pelo fato da grande maioria dos clientes financiarem parte do valor, acabam esbarrando na burocracia dos bancos com os critérios de liberação de crédito mais exigentes, fazendo com que o processo da venda demore. Em muitos casos, o cliente acaba desistindo ou deixando para outra oportunidade”, destacou Manoel Guedes.