Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
MT divulga vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo
Por Rita Comini/assessoria
16/04/2014 - 14:26

Evento em clima de "boteco" reuniu profissionais de vários veículos e revelou os finalistas estaduais, que estarão competindo na final nacional em Brasília

 

Os jornalistas Leandro Nascimento, Ariosto Mesquita e Luciana Gaviglia são os vencedores da sexta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Mato Grosso. Evânia Costa foi escolhida como Jornalista Parceira do Empreededor em Mato Grosso, homenagem que começou a ser feita nesta sexta edição do Prêmio. Os quatro profissionais vão participar e concorrer em Brasília na etapa nacional da premiação, criada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Revista Imprensa, com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, como forma de homenagear os profissionais de imprensa que percebem e destacam o papel dos pequenos negócios no desenvolvimento brasileiro e na vida nacional, reconhecendo aqueles que incluem o tema em suas pautas jornalísticas.

 

Em clima de “boteco”, considerando que muitas pautas surgem ou são discutidas em uma mesa de bar, a premiação contou com a participação de profissionais de imprensa de vários veículos de comunicação de Cuiabá e marcou mais uma edição do tradicional encontro de jornalistas organizado anualmente pelo Sebrae em Mato Grosso. Mais de cem pessoas estiveram presentes no evento.  Este ano, o jornalista convidado para um “bate-papo” com os profissionais locais, foi Rubens Valente, do jornal Folha de São Paulo.

 

Autor do livro “Operação Banqueiro”, o jornalista falou um pouco sobre esse momento que a imprensa está vivendo e ressaltou que existem infinitas possibilidades de atuação para os profissionais. “Mais do que discutir o futuro da imprensa temos que discutir nosso futuro como profissionais e aproveitar as oportunidades que surgem, percebendo os nichos de mercado e atuando neles. Há um mundo à espera desse ‘olhar’ que só o jornalista possui, desse poder de síntese que dominamos”, disse, dando exemplos de amigos que criaram empresas como o fotógrafo José Medeiros, que começou a atuar em projetos independentes há alguns anos, mesmo antes dessa nova onda chegar. “O jornalista pertence a vários ambientes e esta maleabilidade é única. Precisamos tirar partido dela e nos reinventar”, completou, acrescentando a necessidade dos profissionais se prepararem para exercer multifunções e dominar as novas tecnologias.

 

Ao lembrar de sua passagem por Mato Grosso, disse que é preciso retomar o debate do jornalismo, pois ninguém consegue fazer uma boa matéria sem ir a campo, sem estar atento ao outro, sem ver com seus próprios olhos. “As grandes reportagens, as grandes histórias estão com as pessoas. O conteúdo é a base do jornalismo”, disse.

 

O superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, enfatizou que o Brasil vive um momento muito rico e que precisa dos profissionais de imprensa. “O papel do jornalista é fundamental também no mundo dos pequenos negócios. Existem milhões de situações de êxitos e histórias de vida de empreendedores que precisam ser contadas”, ressaltou.

 

As micro e pequenas empresas representam 99% das empresas formais no Brasil e são responsáveis pela geração de mais de 56% dos empregos diretos. São mais de seis milhões de pequenos empreendimentos que funcionam como o grande motor da sociedade e economia brasileira. Por outro lado, respondem por apenas 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Os empreendedores e empresários são, muitas vezes, protagonistas de boas histórias, de iniciativas criativas, inovadoras, ousadas e, certamente, esse tema rende boas pautas jornalísticas”, destacou o texto do cerimonial do evento.

 

Boas pautas, amor e dedicação à profissão e ao trabalho é o que move os ganhadores do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Luciana Gaviglia, da TV Record, ganhadora na categoria telejornalismo com a matéria “Programa Balde Cheio será implantado em 24 municípios de Mato Grosso”, disse que “quando a gente faz uma matéria não pensa em prêmio, mas no trabalho que está sendo feito com dedicação e amor”. Do mesmo Grupo Gazeta de Comunicação, Evânia Costa, escolhida Jornalista Parceira do Empreendedor em Mato Grosso, ressaltou que, muitas vezes, o jornalista é o único apoio que as pessoas têm. “Mesmo antes de buscar o governo ou as autoridades competentes, elas ligam para os veículos de comunicação. Gosto do que faço e sei da importância do nosso trabalho”, afirmou emocionada com a indicação.

 

Leandro Nascimento, do site G1 MT, veículo da Rede Mato-grossense de Televisão, que inclui a TV Centro América, lembrou que esse é o terceiro ano consecutivo que o site recebe o Prêmio Sebrae de Jornalismo. “É o resultado de um trabalho sério cobrindo as pautas ligadas aos negócios no campo”. Ele venceu com a matéria “Pequenos querem dar goleada no campo dos negócios da Copa em MT”.

 

O vencedor da categoria jornalismo impresso, Ariosto Mesquita, da revista Mundo do Leite, também ganhou o prêmio com uma pauta sobre agronegócios. A matéria “De garimpeiro e sem-terra a referência no leite do MT” conta a história de um dos muitos pequenos proprietários rurais que aderiram ao programa Balde Cheio.      

 

A festa de premiação contou com a presença da representante do Sebrae Nacional, Larissa Vieira Meira, que fez a entrega do troféu ao vencedor da categoria webjornalismo. A sexta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo teve 1.395 trabalhos inscritos, número 9% superior ao do ano passado, quando 1.279 matérias concorreram à premiação. Quase 40% dos trabalhos são de jornais e revistas e participam na categoria de Jornalismo Impresso. Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo receberam 324, 300 e 122 inscrições, respectivamente. O prêmio de Fotojornalismo é disputado por 62 trabalhos e 50 cinegrafistas concorrem à premiação de melhor Reportagem Cinematográfica.

 

Os classificados passarão ainda pela fase regional antes de disputar a premiação nacional, marcada para 12 de agosto, em Brasília (DF). Além das seis categorias principais, a etapa nacional também entregará o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo para a melhor matéria entre todas as premiadas e o título de Jornalista Parceiro do Empreendedor ao profissional que se destacou como incentivador da pauta sobre pequenos negócios no país. Ao todo, serão distribuídos R$ 120 mil aos vencedores.

 

Bem no clima de “boteco” e de forma descontraída, a premiação terminou com o sorteio de kits da cerveja Benedita, produzida artesanalmente pelos jornalistas Anselmo Carvalho Pinto e Rodrigo Vargas, dois apaixonados por cerveja. Com características muito especiais, a Benedita é 100% cuiabana e seu nome é uma homenagem ao santo preferido em Cuiabá. Doces tradicionais cuiabanos como furrundu e pixé estão na composição da marcante cerveja.

  

Carregando comentarios...

Cidades

Prefeito 'doa' R$ 70 mil à Saúde

16/04/2014 - 13:34