O sistema interno do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) está fora ar durante toda esta segunda-feira (28) o que impediu o atendimento ao público em todas as unidades do órgão em Mato Grosso. Segundo a assessoria de imprensa, o sistema que fornece os dados necessários para os serviços sofreu problemas técnicos e não há previsão para que o serviço seja restabelecido.
Ao todo são 114 unidades entre Circunscrição Regional de Trânsito, conhecida como Ciretran (62), e agências de trânsito (52) espalhadas nos municípios. Segundo o Detran, a coordenadoria de tecnologia juntamente com o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) estão cobrando providências do Serviço Federal de Processamento de Dados, responsável pelo sistema.
Dessa forma, quem deseja abrir processo para retirada de habilitação ou até mesmo questões referentes à licenciamento de veículo terá que esperar o sistema voltar a funcionar. Também questões relacionadas a emplacamento e documentação dos veículos, que dependem da internet, vão ter que aguardar.