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MPF recomenda instalação de mais radares e sinalização na Serra do Mangaval, em Cáceres
Por assessoria MPF
30/10/2014 - 16:38

Foto: arquivo

 

Dnit tem três meses para instalar mais dois radares na Serra do Mangaval, na BR 070, e melhorar a sinalização alertando para o perigo do trecho
 

O Ministério Público Federal, por meio da unidade de Cáceres, expediu uma recomendação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para que adote medidas de segurança aos motoristas que transitam na Serra do Mangaval, na rodovia BR 070, entre Cáceres e Cuiabá (MT).

 

Considerando que um dos principais fatores apontados pela Polícia Rodoviária Federal como causa de acidentes na Serra do Mangaval foi o excesso de velocidade, o Ministério Público Federal recomendou a instalação de mais dois radares, além dois dois já existentes, e a adequação da sinalização, que atualmente não alerta suficientemente o motorista acerca dos riscos que a rodovia apresenta naquele trecho. Foi concedido o prazo de três meses para que o Dnit adote as medidas recomendadas pelo MPF.

 

Para discutir o assunto com a sociedade cacerense, representantes de diversas entidades da sociedade civil se reuniram com o Ministério Público Federal e Estadual, no dia 17 de julho. O principal pedido trazido pela sociedade foi o de providências para diminuição do número de acidentes na serra, que fica bem próxima ao município de Cáceres e principal via de acesso à capital Cuiabá.

 

De acordo com o procurador da República Felipe Mascarelli, foram colhidas informações de diversos órgãos que atuam na fiscalização da rodovia e no atendimento dos motoristas envolvidos em acidentes que levaram o Ministério Público Federal à recomendar providênicas por parte do Dnit, órgão federal responsável pela gestão e manutenção da rodovia.

Os dados enumerados pela Polícia Rodoviária Federal apontam grande risco nessa parte da rodovia: entre janeiro e junho, foram registrados 46 acidentes, número bastante superior ao do segundo trecho mais perigoso, que atingiu 18. A gravidade dos acidentes também foi objeto de análise, concluindo-se que a taxa de vítimas mortas na Serra do Mangaval era 6,25 maior que no restante da rodovia.

 

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