Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Vereadores juntam esforços pelo serviço de castração de animais em Cáceres
Por assessoria
10/04/2018 - 12:21

Foto: divulgação

Uma antiga necessidade do município de Cáceres está para ser atendida: o controle de natalidade de cães e gatos pela esterilização.

 

Por meio de emenda parlamentar federal, reivindicada pelo vereador Alvasir Alencar (PP), foi disponibilizado um recurso no valor de R$ 150.000,00 para a aquisição de um castramóvel, veículo especialmente adaptado para promover campanhas de esterilização nos bairros.

Por outro lado, para operacionalizar esse serviço, o vereador Cézare Pastorello (Solidariedade) garantiu no orçamento municipal o valor de R$ 70.000,00 para pagamento de serviços. 

“Apenas com o veículo, no caso, o castramóvel, não haveria efetividade do serviço. O primeiro passo é a aplicação do orçamento municipal para contratar o serviço, e o segundo é criar um corpo de servidores para o atendimento das ações. O controle de natalidade garantirá mais atenção aos animais existentes. O processo de esterilização dos animais é semelhante ao feito em humanos. Muitos homens fazem vasectomia e mulheres a laqueadura. Da mesma forma, os animais serão esterilizados e teremos menos sofrimento por abandono”, explica o vereador Pastorello.

 

Atualmente, a única iniciativa de esterilização de animais de rua ou abandonados é da AAAC, Associação de Atenção aos Animais de Cáceres, que sempre faz o procedimento quando faz o resgate de animais feridos ou que precisem de atendimento veterinário.

 

“A AAAC realiza um imprescindível trabalho para o município, assumindo para seus sócios e colaboradores todas as despesas com o resgate e esterilização de animais. Com o castramóvel, além o atendimento às comunidades carentes, também será possível aliviar essa despesa da Associação. Também considero importante que esse trabalho seja feito em conjunto com a AAAC, que tem experiência com o assunto e um amor incomparável à causa animal”, afirma Pastorello.

 

Para o vereador Alencar, o cuidado com os animais faz parte do cuidado com a saúde humana. “Desde 2009 venho pedindo esse castramóvel, que foi atendido pelo deputado Ezequiel Fonseca. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Saúde e pela Coordenação de Projetos da prefeitura. Também precisamos de um centro de Controle de Zoonoses, cujo projeto também está sendo elaborado.”

 

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Com poesia, somos

09/04/2018 - 10:23
Artigos

Os sonhos e desejos nunca morrem

04/04/2018 - 14:26