Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Sebrae apóia Festival Gastronômico em Cáceres
Por Rita Comini/Assessoria
27/03/2014 - 13:38

Foto: ILUSTRATIVA

Evento será de 03 a 06 de abril e terá a participação de 8 empreendimentos que criaram pratos especiais

 

O Terceiro Festival Gastronômico de Cáceres, organizado pelo Grupo de Empresários da Gastronomia da cidade, com apoio do Sebrae, vai reunir oito empreendimentos e agitar a “Princesinha do Paraguai”, apelido carinhoso da cidade localizada a 250 km de Cuiabá, no Alto Pantanal. Participam do evento os restaurantes Dito Bendito, Aki, Tutu, Água na Boca, Alligator, Fogão a Lenha, O Casarão e a lanchonete Sabor e Arte. Desta vez, o Festival acontece dentro dos próprios estabelecimentos no período de 3 a 6 de abril. O novo formato visa possibilitar a sedimentação das marcas, dar mais segurança ao consumidor com maior garantia de boas práticas de manipulação, fabricação e serviços, promovendo a gastronomia local, fidelizando o público e atraindo novos clientes aos empreendimentos, além de consolidar o destino também como um pólo gastronômico.

Organizado pelo Grupo de Empresários da Gastronomia de Cáceres, o Festival tem apoio do Sebrae, através do Projeto Turismo no Parque Pantanal, cujo objetivo é melhorar a gestão das empresas do segmento, fortalecer e divulgar a gastronomia local. A intenção é dotar a cidade de um calendário diferenciado com evento de características perenes, que se torne destaque no cenário turístico local e estadual e como referência de atratividade turística.

Com a realização do Festival, os organizadores esperam aumentar o consumo do segmento de alimentação fora do lar da cidade em 10% durante o evento, bem como aumentar a ocupação hoteleira em 5 % na cidade de Cáceres nesse período. Para tanto, alguns empreendimentos hoteleiros da cidade estão com pacotes especiais para o período.

Durante o festival, serão comercializados cardápios desenvolvidos por chefes, gestores e empreendedores, com o apoio de consultorias realizadas pelo Sebrae. Os pratos foram elaborados a partir de influências locais, regionais, nacionais e internacionais e com a forte utilização das matérias primas de origem local e regional, tendo como características básicas e essenciais o ineditismo, a inovação e a incorporação deles ao cardápio fixo das “casas” após o evento.

Os empreendimentos participantes vão oferecer desde o jantar de quinta-feira, 03/4, até o almoço de domingo, 06, opções gastronômicas compostas de entrada, prato principal e sobremesas, elaborados especialmente para o Festival.                                                                           

Além do foco gastronômico nos restaurantes e bares, será oferecida uma programação cultural temática com apresentação do espetáculo de humor com a dupla Comida dos Astros, no dia 5 de abril, às 20 horas, no Cine Xin, na praça central da cidade.

Capacitar e qualificar profissionais ligados ou não ao trade gastronômico local, em técnicas e boas práticas de serviços, manipulação, produção e gestão através da programação técnica é outro viés do Festival. Essa programação será no Sesi Clube e na Agência Sebrae da cidade de quinta a sábado.

No dia 3, tem oficina técnica Cozinha Brasil das 08 às 12 e das 14 às 18 horas, no Sesi. No mesmo dia, na Agência Sebrae, acontece a palestra sobre sustentabilidade com o Água – Valor para a vida e para os negócios, às 9 horas, enquanto, no período da tarde, às 15 horas, tem oficina de sashimi de piranha, com Daverson da Silva Carvalho, da peixaria do Alemão.

No dia 4 tem oficina técnica Cozinha Brasil, das 08 às 12 horas, e oficina de cozinha e harmonização de cerveja com o chefe Tolentino Neto do site Marido na Cozinha, e Michelle Cristina Moura Cardoso Resende, a partir das 15 horas.

No sábado, das 08 às 12, tem oficina técnica Cozinha Brasil novamente, no Sesi Clube. As inscrições podem ser feitas na agência Sebrae local e também no Centro de Informações do Festival, montada na praça Barão do Rio Branco, onde haverá mostra de artesanato e livros de gastronomia.

Alguns hotéis e pousadas de Cáceres estão com preços especiais durante o Festival. O evento tem patrocínio do Cozinha Brasil, Sesi, Senac e prefeitura de Cáceres.

Serviço:

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas no Sine para hoje,27

27/03/2014 - 11:32
Agronegócio

Acrimat em Açâo acontece hoje em Cáceres

27/03/2014 - 05:02
Cidades

Americanas terá de indenizar cliente

27/03/2014 - 04:37
Variedades

Noticiário Farmácia:Lesão hepática

27/03/2014 - 04:02
Variedades

Adminitrador Emérito: o que é a honraria

27/03/2014 - 03:58
Utilidade Pública

Vagas no Sine para hoje, 26

26/03/2014 - 12:49