A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Municipal de Educação, vem a público se manifestar sobre a apreensão de um ônibus do transporte escolar “amarelinho” placa OBM 2012, autos do IPL 141/2014-DPF/CAE/MT de Cáceres, conduzido por Antônio Soares Mota e o auxiliar e também motorista Marcelo de Assunção, transportando drogas ilícitas, juntamente com um carona, que de forma alguma poderia estar ali. Esclarece que o referido veículo foi retirado do pátio da prefeitura sem autorização do Coordenador de Transporte Escolar e que todos os veículos são monitorados pelo setor competente, através do diário de bordo, onde constam condutor, destino e quilometragem a ser percorrida. Que o ônibus não tinha nenhum itinerário previsto e no momento da apreensão não transportava nenhum aluno. Tão logo se notou que tal veiculo não estava na garagem, começaram as buscas para saber de seu paradeiro. Lamentavelmente, o veiculo foi abordado por policiais militares e federais, e servidores que deveriam estar transportando alunos a bem da educação e do serviço público se prestaram a este papel, sem consentimento da administração pública, infringindo regras e errando no exercício de suas funções, criminalmente e socialmente, fatores que não retratam o perfil de um servidor público.
A Secretaria Municipal de Educação-SMED, informa que já abriu um processo de inquérito administrativo para a apuração desse infeliz episódio.
A SMED afirma que, sempre se pautou pela ética e pela boa prestação de serviços à comunidade e que fatos isolados como este, não traduzem a gestão da educação municipal, muito menos os anseios de uma sociedade honesta. Salienta que prestou devidos esclarecimentos as autoridades policiais, ressaltando ainda o seu compromisso com a transparência e democracia.
Importante informar que o ônibus apreendido já foi resgatado pela administração municipal e novamente está servindo o transporte de alunos inocentes que precisam deste veículo para terem acesso a escola e como consequência a formação plena do individuo, que lhes favoreça o exercício pleno da cidadania.