A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através do grupo Tangará por Mulheres (TPM), realizou uma ação junto às reeducandas da ala feminina da Cadeira Pública de Tangará da Serra, como parte da Semana dos Direitos Humanos. Na tarde de segunda-feira (8), o grupo de voluntários esteve na Cadeia Pública, oferecendo atendimento que teve como propósito melhorar a autoestima das reeducandas.
A atividade, segundo a coordenadora do grupo, professora Marinês Rosa, contou com a parceria da direção da Cadeia Pública, sob o comando de Patrícia Crestani, além da ajuda dos voluntários Cida Thomé, do Serviço Nacional de Comércio (Senac), e dos profissionais Djalma e Val e seus assistentes.
“Nomeamos a ação como ‘autoestima’. Lavar os cabelos, cortar e pintar, fazer as unhas e maquiagem. Aparentemente, nada de espetacular para quem ‘olha de fora’, mas para quem lá esteve foi possível perceber, viver e compartilhar momentos indescritíveis”, afirma Marinês. “A intenção é compartilhar os momentos e dizer que um pouco de boa vontade e solidariedade pode mudar pelo menos a tarde de algumas que estão cumprindo pena e sairão, quem sabe, melhores do que entraram. Nós, como sempre, aprendendo e notando o quanto há por se fazer. Acreditando, sempre há o que fazer para melhorar”, ressalta a professora Marinês.