Começaram nesta segunda-feira (26) as inscrições para a edição de 2015 do Prêmio MPT de Jornalismo. Neste ano, podem ser inscritos trabalhos em oito categorias: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico. Serão distribuídos, ainda, os prêmios especiais “Fraudes trabalhistas” e “MPT de Jornalismo”, cada um de 45 mil reais. Reportagens publicadas em veículos de comunicação de todo o país entre 1º de agosto de 2014 e 1º de maio de 2015 (último dia de inscrições) poderão concorrer.
A substituição da categoria mídias sociais pela de universitário – dedicado a reportagens produzidas por estudantes de graduação em Jornalismo, e a criação do prêmio especial “MPT de Jornalismo”, concedido ao melhor trabalho dentre todos os vencedores das categorias nacionais, são as novidades de 2015.
A disputa compreende duas fases. Na primeira, os trabalhos concorrem ao primeiro lugar por categoria, em cada uma das cinco regiões do Brasil. Mais tarde, os vencedores regionais disputam a fase nacional com os melhores de cada região, podendo, assim, ser premiados novamente. Em todas as etapas, a seleção das reportagens é realizada por um júri composto por jornalistas convidados e membros do MPT.
A iniciativa busca valorizar matérias jornalísticas dedicadas à investigação e à denúncia de irregularidades trabalhistas. Os recursos financeiros da premiação resultam de acordo judicial em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho.
O regulamento completo está disponível no site www.premiomptdejornalismo.com.br.