número de jovens infectados cresce e preocupa
A Coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento CTA e do Programa DST/Aids em Cáceres, Vanderly Muniz, informou que janeiro registrou 13 novos casos de contaminação pelo vírus HIV na cidade. Fora os novos registros, o município contabilizou uma morte por Aids, de um homem de 37 anos, que não estava em tratamento no CTA. Foi registrado também em janeiro um caso de Hepatite B e 8 casos de sífilis."Os casos de sífilis nos surpreenderam e vamos trabalhar mais em campanhas específicas"-afirmou a coordenadora.
Segundo ela, em relação a Aids, Cáceres acompanha o crescimento do número de casos que acontece a nível de país. "Hoje, não temos mais grupos de risco. Toda pessoa que tem relação sexual sem proteção, corre riscos de se contaminar com algum tipo de doença sexualmente transmissível".
No entanto, ela alertou que o número de jovens infectados vem crescendo, e pediu o apoio dos meios de comunicação para a divulgação. "Precisamos alertar e, principalmente, informar que a Aids mata, se não tratada. Com o tratamento adequado, no entanto, o infectado consegue viver e ter condições de continuar suas atividades normais, como trabalhar, estudar".
Em tratamento hoje no CTA, há 240 pacientes moradores de Cáceres e 150 de municípios da região. Mas em um levantamento feito, o CTA constatou que 150 moradores de Cáceres fazem tratamento em Cuiabá, sem terem procurado atendimento local, o que eleva o número para quase 400 infectados em Cáceres.
Estatísticas
Em 2014, seis pessoas morreram em Cáceres em decorrência da doença(quatro homens e duas mulheres). Em 2013, foram 13 óbitos (oito homens e cinco mulheres) e em 2012, sete (cinco homens e duas mulheres).
Carnaval
O CTA estará com a equipe trabalhando no período de Carnaval, no palco de eventos, fazendo o teste rápido para Aids e outras dst’s, além de orientar e distribuir preservativos.