Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Francis assina ordem de serviço para reforma do Centro de Reabilitação
Por Diário de Cáceres com assessoria
09/02/2015 - 19:13

Foto: Ronivon Barros
Na manhã de hoje, 9,o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PMDB) e o secretário municipal de Saúde, Wilson Massahiro Kishi (PDT), assinaram a Ordem de Serviço para que a empresa CM Campos de Almeida & Cia Ltda. inicie a reforma do prédio do Centro de Reabilitação (CER) de Cáceres. 

   Francis vem lutando desde o início da sua administração para colocar em funcionamento o CER. “Foi um verdadeiro calvário. Dois anos de luta,mas graças a Deus, vencemos os obstáculos, porque o bem sempre vence o mal”, afirmou o prefeito. “Em breve estaremos inaugurando de verdade e colocando em funcionamento a disposição da população um espaço físico confortável e equipado”, disse ele.

O prédio do CER foi inaugurado em 2010 pelo governo do Estado mas nunca funcionou. Quatro anos de inatividade fizeram com que o local fosse alvo de vandalismo. Levaram fiação, louças sanitárias, o mato cresceu, se tornando abrigo de animais peçonhentos.
Enquanto isso, o CER funcionando em um imóvel alugado por dois mil reais por mês, atendendo a 80 pessoas/dia, sem a estrutura adequada.
Com a reforma, cujo prazo de conclusão é de 90 dias, as pessoas farão fisioterapia em um prédio com as adaptações necessárias. No começo, se não forem licitadas a tempo as compras de novos equipamentos, o atendimento será feito com o que hoje existe.
O secretário Kishi informou que tão logo tudo esteja pronto, o CER passará a atender a demanda regional, de 22 municípios, e incluirá, além da fisioterapia, fonoaudioloogia e serviço social -que já tem, os serviços de próteses ortopédicas, cadeiras de rodas, muletas.

"Os pacientes que necessitam de atividades físicas visando seu pleno restabelecimento terão espaço totalmente novo e adequado para o bom desempenho no trabalho dos profissionais”-disse ele.

   Quando inaugurada, a unidade já contava com equipamentos e aparelhagem instalados no local, só que nunca entraram em funcionamento. Os equipamentos desapareceram. A coordenadora do CER, Carla Patrícia Latorraca, afirmou que os pacientes atendidos esperam com ansiedade o funcionamento do novo prédio.

   O Centro de Reabilitação foi construído pelo Governo do Estado, com recursos do Ministério da Saúde. Pelo projeto, a obra foi dividida em duas etapas, a primeira atinge o atual estágio que inclui a construção do prédio (que vai ser reformada) e compra dos equipamentos, a segunda, que está a ser construída, contempla uma piscina e outros departamentos como a oficina de próteses ortopédicas.

O secretário Kishi informou que estão  em tramitação no Governo Estadual nove licitações para aquisição de equipamentos, materiais e móveis de escritório e hospitalares que serão instalados no CER. Pela Portaria do Ministério da Saúde, o CER de Cáceres vai atender toda a região sudoeste do Estado com serviços de ortopedia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicóloga entre outros.

 

Carregando comentarios...

Artigos

A vaca já está no brejo

09/02/2015 - 18:52
Artigos

Recuperação judicial e licitação

09/02/2015 - 18:48
Artigos

Comigo,contigo ou conosco?

09/02/2015 - 18:47
Política

Francis e Leonardo discutem projetos

07/02/2015 - 17:42
Cidades

Escrivães cruzam braços

07/02/2015 - 10:12