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Telefonia Celular é a categoria mais reclamada no Estado em 2014
Por assessoria
09/02/2015 - 18:42

Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (09.02) os Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e a Secretaria Nacional do Consumidor divulgaram o Boletim Sindec 2014. A publicação detalha os assuntos mais demandados pelos consumidores brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal, fornecendo dados sobre a evolução da quantidade de atendimentos (de 2012 a 2014), os assuntos e as empresas mais demandadas nos Procons, entre outros.

 

Conforme o documento em 2014 - nos Procons de Mato Grosso que integram o Sindec - foram registrados 51.375 procedimentos administrativos. O assunto que mais gerou reclamações foi a 'Telefonia Celular', com 5.631 atendimentos, o que representa 11% das demandas dos órgãos de defesa do consumidor. Em segundo lugar aparece a categoria 'Telefonia Fixa', em terceiro 'Água/Esgoto', em quarto lugar 'Banco Comercial', e em quinto lugar 'Energia Elétrica'.

 

As cinco empresas mais demandadas no Estado foram a 'Oi Fixo/Celular', com 5.583 registros, a 'Vivo/Telefônica', a 'Claro/Embratel', a 'CAB Cuiabá' e a 'Cemat'. Confira abaixo a lista com os dez assuntos e empresas mais demandadas.

 

Assuntos mais demandados em 2014:

1) Telefonia Celular: 5.631 (11% dos registros)

2) Telefonia Fixa: 4.828 (9% dos registros)

3) Água/Esgoto: 4.011 (8% dos registros)

4) Banco Comercial: 3.261 (6% dos registros)

5) Energia Elétrica: 2.370 (5% dos registros)

6) Aparelho Celular: 2.165 (4% dos registros)

7) Financeira: 2.134 (4% dos registros)

8) TV por Assinatura: 2.087 (4% dos registros)

9) Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc): 1.562 (3% dos registros)

10) Cartão de Crédito: 1.302 (3% dos registros)

 

Empresas mais demandadas em 2014:

1) Oi Fixo/Celular: 5.583 reclamações

2) Vivo/Telefônica: 4.091 reclamações

3) Claro/Embratel: 2.960 reclamações

4) Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto-CAB Cuiabá: 2.356 reclamações

5) Centrais Elétricas Matogrossenses – CEMAT: 2.294 reclamações

6) Bradesco: 1.720 reclamações

7) Novo Mundo: 995 reclamações

8) Sky: 962 reclamações

9) Itaú: 962 reclamações

10) Casas Bahia/Ponto Frio/Nova Ponto Com: 962 reclamações

 

Sistema Nacional: Em Mato Grosso, integram o Sindec o Procon Estadual e os Procons dos municípios de Alta Floresta, Alto Taquari, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Guarantã do Norte, Jauru, Nobres, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

 

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. O órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O órgão também tem um Posto no Ganha Tempo, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 12h.

 
 

 

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