As unidades vão atender cerca de 82 mil habitantes de 12 municípios do oeste mato-grossense
O deputado estadual Wancley Carvalho (PV) indicou ao governador os pedidos de instalação do Corpo de Bombeiro no município de São José do Quatro Marcos, distante a 343 km de Cuiabá, e implantação de uma unidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Mirassol d'Oeste, a 329 km da capital. Atualmente, a população do Vale do Jauru sofre com a ausência dos serviços prestados por esses órgãos.
A unidade mais próxima da Politec fica a 100 km, em Cáceres. Na tribuna da Casa de Leis, o deputado citou o caso do atropelamento de uma criança em São José dos Quatro Marcos. Por conta da distância para locomoção dos peritos, o corpo permaneceu, sob chuva, por mais de quatro horas no local. A cena chocou população e familiares da vítima.
Além disso, a deficiência da perícia técnica prejudica a qualidade dos inquéritos policias, e a falta de provas qualificadas impede que os criminosos sejam condenados. "Sem os serviços da Politec fica difícil o trabalho dos agentes da segurança pública. A prova pericial é fundamental para condenar ou inocentar um réu", destacou o parlamentar.
Bombeiros
Outra necessidade dos municípios do Vale do Jauru é a falta de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Cerca de 82 mil pessoas são desassistidas pelos trabalho e serviços desses profissionais. Além dos atendimentos, os Bombeiros também são responsáveis pela emissão de alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais. "Estou falando de salvar vidas. Em um raio de 500 km só existem duas unidades do Corpo de Bombeiros: Cáceres e Pontes e Lacerda. Enquanto isso, outros vinte municípios da região oeste ficam a mercê", justificou o deputado.
Depois de instaladas, as duas unidades vão atender as necessidades dos moradores de Araputanga, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.