190 equipes pescaram das 8 às 16 horas na Baía da Palha, nas próximidades do "Empa"
Banhada pelo rio Paraguai, a cidade histórica de Cáceres é o portal do pantanal mato-grossense. Um ecossistema que proporciona cenários místicos. Rios, córregos e matas. Animais e plantas que enriquecem ainda mais as belezas da cidade. A piscosidade dos seus rios, atrai pescadores e ambientalistas do Brasil Inteiro. Intitulada Capital Nacional da Pesca Esportiva, segundo Rank Brasil, Cáceres promove todos os anos o maior evento turístico de Mato Grosso e a maior prova de pesca embarcada em água doce do mundo, que está no Guinnes Book, o Festival Internacional de Pesca de Esportiva – FIPe, este ano em sua 34ª edição.
Na manhã deste domingo, milhares de pessoas, cacerenses e turistas se misturaram e se aglomeraram na orla da baia, nas escadarias e batentes do cais, nas ruas e calçadas, nas janelas e portas, nas praias e na ponte Marechal Rondon, para acompanharem a largada da prova motorizada. Um show que só o FIPe pode proporcionar. Desde as primeiras horas da manhã, as 198 embarcações desfilaram e atracaram na praia do Daveron e na mini praia, para aguardarem a tradicional largada. Um espetáculo que encantou o público. Um balé de barcos e lanchas, pescadores anônimos que se misturam e embelezam as águas calmas da baia do Malheiros, local da largada para concorrerem ao sorteio de um carro zerinho e 20 mil reais em dinheiro para o primeiro colocado.
Na presença do prefeito Francis Maris Cruz e do secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júlio Parreira, autoridades políticas, civis e militares, participaram do cerimonial da largada.
Francis declarou aberta a prova de pesca motorizada, que foi dividida em três etapas, a primeira motores acima de 60 HP, na sequência motores de 50 a 30 HP e finalizando as embarcações com motores abaixo de 25 HP,
A cada largada uma bateria de fogos anunciava a saída dos barcos. Uma nova emoção e um novo cenário.
Após a chegada da última equipe na raia de pesca e estando todas apoitadas, foi autorizado a início da pesca.
O prefeito Francis Maris Cruz, destacou o caráter ambiental do festival, principalmente nas provas de pesca esportiva. “ Mais uma vez através do FIPe conseguimos conscientizar os amantes da pesca da necessidade da prática da pesca esportiva”, destacou o prefeito.