Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura e Correios lançam Selo Postal Comemorativo ao Jubileu de Ouro da Catedral São Luiz
Por Esdras Crepaldi/assessoria
27/08/2015 - 06:36

Foto: assessoria

Na noite de terça-feira (25), foi lançado, durante a missa em honra ao padroeiro da cidade de Cáceres, São Luiz, o Selo Comemorativo aos 50 anos da Inauguração da Catedral. A construção do monumento religioso teve início em 1919  com Dom Galibert e quase meio século depois, com empenho de Dom Máximo Biennès, aconteceu a primeira missa em 25 de agosto de 1965, celebrada por ele. Para o prefeito Francis Maris Cruz, idealizador do evento comemorativo, o Selo Postal retrata a história da determinação de um povo católico que se uniu para a construção do templo sagrado.

“Num momento tão especial, onde celebramos o Jubileu de Ouro da Inauguração da Catedral e do dia de São Luiz, a Prefeitura de Cáceres e o Correios, prestam essa homenagem, onde a catedral de São Luiz passa de Cartão Postal para a materialização em um Selo Postal. Assim como o Cristo Redentor está para o Rio de Janeiro, a Catedral está para a representatividade de Cáceres, da religiosidade deste povo e fé em Deus”, destaca Francis.

A foto escolhida para estampar o selo comemorativo é de autoria do de 1973, quando a igreja tinha apenas oito anos. É uma das mais conhecidas e admiradas pelos cacerenses, e já percorreu o mundo. Nela, mostra parcialmente um Ipê-roxo florido, com pétalas ao chão e a Catedral São Luiz ao centro. Um contraste da obra natural de Deus, o Ipê, que embeleza a nossa cidade e a uma obra construída pelo dom de Deus, pelo homem.

O secretário de Governo, Wilson Kishi, agradeceu ao prefeito e a Diocese de São Luiz que aprovaram a escolha da foto, tirada por Akio Kishi. “Meu pai foi muito feliz em registrar essa foto. Essa imagem fotográfica foi a mais vendida e levada para outros Estados do Brasil e países. Recordo que essa foto também serviu de cartazes de cinco edições da Exposição Agropecuária de Cáceres nos anos 70 e início de 80. Em nome da família agradeço a homenagem ao nosso pai”, enalteceu Kishi.

 

Exclusivamente para o lançamento do Selo Comemorativo, marcou presença o sub-gerente de vendas, Rubens Antonio de Campos, representando o Diretor Regional dos Correios em Mato Grosso, Nilton do Nascimento e o Assistente Comercial dos Correios, Emerson Corsino Costa. “Ao emitir este selo personalizado, a Diocese e a prefeitura estão valorizando a cultura religiosa desta cidade, além de formar um elo de integração entre os povos”, disse Rubens.

Durante a cerimônia, várias autoridades e personalidades que fizeram e fazem parte da história da Catedral foram convidadas a “obliterar” as peças filatélicas, onde cada um recebeu uma lembrança do selo e da história da catedral.

Os homenageados foram o Bispo Dom Antonio Emídio Vilar, o prefeito Francis Maris Cruz, a vice-prefeita Eliene Libarato Dias,  padre Rogério Gonçalves, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcinho Lacerda, Irmã Leila Cardoso, Frei Gumaru, engenheiro Adilson Reis, Mitie Kishi (esposa de Akio), a coordenadora paroquial Luciana Gattass Crepaldi, Zita de Miranda, Geralda de Carvalho, Ana Antunes de Alcântara, Ricardo Oliveira, o ex-seminarista  que integrou o coral que participou da inauguração, Dr. Jonel Benedito Ferreira de Arruda e a primeira pessoa a se casar na Catedral, Pedro Souza de Oliveira, o Pedrinho da Farmácia que se uniu em matrimônio com Eunice Gomes.

O bispo da Diocese São Luiz de Cáceres, Dom Vilar, agradeceu a iniciativa da Prefeitura através do prefeito Francis, do secretário Wilson Kishi e dos Correios em lançar o Selo Postal Comemorativo. Dom Vilar disse que o selo leva às pessoas do Brasil e do mundo a formosura da Catedral que embeleza nossa cidade e uma obra edificada na fé de um povo que através da sua religiosidade, cultua sua crença e mantém viva e aberta a Casa do Pai para seus encontros com Deus.

 

 

Carregando comentarios...

Polícia

PRF prende moto roubada

27/08/2015 - 06:07
Variedades

Aline e a arte em papel, o 'scrap'

24/08/2015 - 09:09
Artigos

MT, Bolívia e DEA

24/08/2015 - 08:32
Artigos

Investimento estrangeiro direto

24/08/2015 - 07:50