Em tempo de crise é preciso economizar. E a economia não é apenas de recursos financeiros, mas, sobretudo, de gerar a cultura do consumo consciente, sustentável, de garantir recursos e preservar o ambiente para o futuro. É com esse pensamento que a Universidade do Estado de Mato Grosso lançou a campanha interna “Consumo Consciente. Evite o Desperdício”.
A proposta da Reitoria da Unemat é despertar na comunidade acadêmica: professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, a consciência e o desejo de contribuir com a otimização dos recursos disponíveis e essenciais no cotidiano da universidade.
Entre os pontos que estão sendo abordados na campanha estão a economia de água, energia, copos descartáveis e despesas com papeis e impressões de documentos. A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, lembra que nos dias atuais é inaceitável continuar jogando todos os anos cerca de R$ 80 mil no lixo, só com o consumo de copos descartáveis. “Esse é uma conta que não fecha, e não é só de recurso financeiro, o meio ambiente também sofre com esse lixo. Nossa meta é acabar com a utilização de copos descartáveis na universidade, para isso cada um deve adotar o uso de canecas, copos ou garrafinhas. Se cada um fizer a sua parte todos saem ganhando”, afirma.
Como gancho da campanha a Unemat lembra que são as mudanças de pequenos hábitos que farão a diferença. A intenção da Universidade é garantir o uso racional dos equipamentos com adoção de medidas simples como desligar as luzes ao sair da sala, desligar o ar condicionado minutos antes de sair e não deixá-lo ligado com a sala vazia, imprimir somente documentos essenciais e após a revisão do mesmo, utilizar a luz natural, sempre que possível, abrindo as cortinas, lembrar de fechar bem as torneiras, não jogar lixo no vaso sanitário.
“São atitudes que todos podem fazer sem prejuízo das atividades e que vão gerar benefícios diretos para todos, inclusive para a preservação do planeta”, afirma o vice-reitor Ariel Lopes Torres.